Nissan Leaf com sistema de conduçao autónoma
Foi o próprio Presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn, que recebeu o primeiro automóvel matriculado no Japão equipado com estes sistemas extremamente avançados de apoio ao condutor, iniciando o caminho para que o Nissan LEAF equipado com esta tecnologia seja testado nas estradas públicas do Japão pela primeira vez. Este programa de pesquisa irá acelerar o desenvolvimento das tecnologias fundamentais à Condução Autónoma.
A matrícula inclui o número 2020, que reflecte o objectivo da Nissan em disponibilizar vários veículos comercialmente viáveis com Condução Autónoma até ao ano de 2020.
“Esta é uma matrícula normal para um veículo extraordinário”, disse o Presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn. “Há um mês revelámos ao mundo o nosso objectivo de disponibilizar Condução Autónoma em 2020. O teste de estrada das tecnologias subsequentes é fulcral para a manutenção da nossa posição de liderança e estamos gratos ao governo do Japão pelo seu apoio”.
O Nissan LEAF que agora inicia os testes de estrada é capaz de várias funções, incluindo:
- Manutenção de faixa de rodagem
- Mudança automática de estrada
- Mudança de faixa automática
- Ultrapassagem automática dos veículos mais lentos ou parados
- Desaceleração automática em situações de trânsito em auto-estradas
- Paragem automática em situações de semáforo vermelho
A Nissan está a desenvolver a Condução Autónoma ao mesmo tempo que trabalha com o objectivo de alcançar Zero Fatalidades em acidentes que envolvam os seus veículos. Este objectivo, em conjunto com as Emissões Zero, formam um pilar chave da Investigação & Desenvolvimento da Nissan.
A Condução Autónoma é uma extensão do Escudo de Protecção Nissan, que monitoriza os perigos num perímetro de 360 graus em redor do veículo, avisando o condutor e intervindo automaticamente caso seja necessário. Já estão a ser realizadas obras de construção para uma pista de testes dedicada à Condução Autónoma nas instalações da Nissan em Oppama, no Japão.
Mitsuhiko Yamashita, Vice-Presidente Executivo da Nissan para a Investigação & Desenvolvimento, afirmou: “A realização do sistema de Condução Autónoma é um dos nossos maiores objectivos, já que as Zero Fatalidades estão par a par com as Zero Emissões como objectivos principais da pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Nissan. Através dos testes em estradas públicas, evoluiremos ainda mais a segurança e fiabilidade da nossa tecnologia”.