Nissan Leaf liderou o record de 260,5 VEs em movimento

Publicado em 5 de Setembro de 2013 |

Foi estabelecido um novo recorde mundial pela União de Veículos Eléctricos (EVU) e pela Associação de Veículos Eléctricos Norueguesa, onde graças ao “Half LEAF” da Nissan – um Nissan LEAF cortado ao meio mas perfeitamente funcional utilizado pela marca para mostrar os detalhes deste seu produto de vanguarda – 260½ veículos eléctricos se uniram numa condução em simultâneo no exterior da capital norueguesa, Oslo.

Com início em Maridalen, no exterior de Oslo, a concentração automóvel mais ecológica e silenciosa de sempre seguiu uma rota predeterminada de 4 km e foi monitorizada por dois dispositivos com câmaras para assegurar que todos os veículos se deslocavam simultaneamente e se qualificavam para o novo recorde mundial. O anterior recorde, que foi estabelecido apenas com veículos Nissan LEAF no circuito de Silverstone no Reino Unido em 2012, foi batido por 35½ veículos eléctricos.

EV gathering world record 1

Apesar de poderem participar proprietários de qualquer veículo eléctrico, uma grande parte dos presentes foi representada pelo Nissan LEAF, estando registados 128½ LEAFs para a tentativa de bater o recorde. O veículo de emissões zero da Nissan é um dos automóveis mais vendidos na Noruega, onde se venderam 2.298 unidades em 2012.

“Pode ter sido um evento divertido mas também teve um lado mais sério”, afirmou Jean-Pierre Diernaz, Director de Veículos Eléctricos da Nissan na Europa. “O seu objectivo foi mostrar que os veículos eléctricos são automóveis absolutamente práticos para o dia-a-dia, com o benefício adicional de não produzirem emissões de escape e serem bastante silenciosos. Um nosso cliente de Hundeidvik, que fica a mais de 500 km de Oslo, registou-se e participou utilizando a rede de carregamento rápido para chegar ao local. A Noruega está na vanguarda de todos os outros mercados europeus de veículos eléctricos, mas muitos outros governos e cidades estão atentos à situação e as vendas estão a aumentar em toda a região”.

A Nissan celebrou esta fantástica ocasião com a entrega das chaves dos primeiros Nissan LEAF adquiridos pelo município de Oslo, o primeiro dos 1.000 veículos eléctricos que o município irá adquirir nos próximos três anos.

Próximo desafio: mil milhões de quilómetros eléctricos
O Pop-up Café da Nissan em Oslo deu aos participantes e espectadores a oportunidade de ficarem a saber mais sobre os veículos eléctricos e sobre o futuro da mobilidade de emissões zero. No Pop-up Café, o fabricante de automóveis também revelou o próximo desafio – chegar aos mil milhões de quilómetros eléctricos até 1 de Janeiro de 2015 – à medida que a empresa encoraja mais consumidores a aderirem à revolução dos veículos eléctricos. Tanto os quilómetros percorridos pelos actuais proprietários do Nissan LEAF como os associados com os test-drives contam para a meta dos mil milhões.

“O Recorde Mundial poderia não ter sido batido sem a participação do Nissan LEAF. Não só é o veículo eléctrico mais vendido da Noruega como é o automóvel de emissões zero preferido a nível mundial – um recordista por direito próprio”, afirmou Diernaz.

ev gathering

A Nissan também criou um Centro para Testes onde os actuais e potenciais proprietários poderão conhecer de perto o Nissan LEAF de segunda geração, fabricado na Europa e que incorpora mais de 100 alterações e melhorias significativas.

Os veículos eléctricos de emissões zero são extremamente populares na Noruega, onde em 2012 constituíram 2,9 por cento do mercado total de automóveis novos. Os proprietários estão isentos do imposto de venda, podem desfrutar de estacionamento gratuito no centro da cidade e até conduzir nas faixas para transportes públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *