Nissan entrega primeiros dez carros eléctricos a empresas portuguesas

Publicado em 21 de Dezembro de 2010 |

A Nissan entrega amanhã em Lisboa os primeiros dez carros eléctricos na Europa, a várias entidades que integram o consórcio do Mobi-e, a rede de mobilidade eléctrica em Portugal.

Depois de ter feito as primeiras entregas de carros eléctricos Leaf nos EUA e no Japão (no país asiático apenas na segunda-feira), a Nissan vai entregar um veículo à Siemens, outro à EDP Inovação, outro à Critical Software, outro à Efacec e pelo menos quatro ao Grupo Martifer.

Estas empresas, juntamente com a Novabase, a INTELI, a Rener Living Lab, a CEIIA e a Remobi são as entidades parceiras no projecto de mobilidade eléctrica Mobi-e.

Numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, a Nissan vai ainda entregar um décimo Leaf ao Governo português para um período de testes.

O evento terá lugar no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, e conta também com a presença do vice-presidente executivo da Nissan Motor, o português Carlos Tavares.

O Mobi-e, consórcio para a mobilidade eléctrica em Portugal, prevê instalar 1.300 postos de carregamento para carros eléctricos em 25 cidades em todo o país até ao Verão de 2011. A rede de carregamento foi inaugurada em Junho deste ano.

A Nissan escolheu o mercado português para fazer o lançamento europeu do Leaf, o primeiro veículo 100% eléctrico da marca nipónica, que começa a ser comercializado já em Janeiro, com um preço de 32.250 euros.

O Leaf é um veículo de cinco portas e cinco lugares movido exclusivamente a electricidade, sendo que uma carga completa permite um alcance de aproximadamente 160 km, o que irá satisfazer as necessidades de 80 por cento dos condutores que utilizam os seus automóveis em distâncias menores num dia normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *