Nissan e-NV200 é o segundo modelo na gama global de EVs da Nissan

Publicado em 9 de Maio de 2014 |

A Nissan iniciou a produção do seu segundo veículo totalmente eléctrico, a e-NV200, que será disponibilizada quer em diversas configurações de furgão comercial ligeiro, quer ainda como veículo de passageiros. A unidade fabril da Nissan em Barcelona será o local de produção global deste inovador veículo de emissões zero, que na sua versão de passageiros contará com uma inovadora proposta específica para táxis eléctricos.

A cerimónia de início de produção contou com a presença do ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, do Presidente da Catalunha, Artur Mas, e do Presidente da Câmara de Barcelona, Xavier Trias, que foram recebidos por Andy Palmer, Chief Planning Officer da Nissan Motor Co.Ltd.

nissan-n-ev-200-11

Representando só por si um investimento de 100 milhões de euros na fábrica da Nissan em Barcelona – como parte de um investimento mais alargado de 431 milhões de euros nas operações industriais da Nissan em Espanha – o e-NV200 será inicialmente exportado para cerca de 20 mercados internacionais, incluindo o Japão. Tal como ocorreu na introdução do Nissan LEAF, o número de mercados aumentará progressivamente após o lançamento, de modo a dar continuidade à expansão sustentável de veículos eléctricos da marca.

Andy Palmer afirmou que este é “mais um dia histórico para a Nissan, já que marca o início da produção do nosso segundo veículo totalmente eléctrico. Isto acontece num momento em que os VEs estão a ser reconhecidos como uma tecnologia comercialmente viável, com muitos dos nossos concorrentes a começar a lançar os seus primeiros veículos eléctricos. A Nissan tem uma clara vantagem como pioneira. Orgulhamo-nos de que o Nissan LEAF seja o veículo eléctrico mais vendido do mundo, existindo mais de 110.000 clientes satisfeitos que apreciam as viagens silenciosas e calmas só possíveis num veículo eléctrico”.

nissan-n-ev-200-8

Barcelona será a primeira cidade do mundo a introduzir o e-NV200 como um táxi 100% eléctrico, uma iniciativa que Palmer julga ser vital para a cidade: “O táxi e-NV200 assume uma redobrada importância na sequência de níveis recorde da poluição do ar registados em cidades como Londres e Paris. Colocar um número significativo de veículos de emissões zero nas ruas de Barcelona garantirá um ar mais puro para todos os cidadãos, visitantes e turistas e acreditamos que autarquias vanguardistas por toda a parte reclamarão estes benefícios para as suas localidades nos próximos anos”.

Para o Presidente da Câmara de Barcelona, o início da produção do novo furgão totalmente eléctrico e a parceria entre a Nissan e Barcelona “faz parte de uma estratégia para a cidade e a sua área metropolitana, com vista a consolidar Barcelona como o centro de um novo modelo de economia urbana, assente na inovação, na tecnologia e na sustentabilidade. Na nossa cidade, estamos a apontar estrategicamente para sectores que são essenciais para o futuro e os veículos eléctricos são um deles. Além disso, estamos a trabalhar para gerar riqueza na nossa cidade, fortalecendo a nossa economia e o sector industrial, dando assim um grande passo em frente na melhoria da qualidade de vida dos residentes”.

Frank Torres, director-executivo e vice-presidente das Operações Industriais da Nissan Espanha, declarou: “Barcelona tem a honra de produzir o segundo veículo 100% eléctrico da Nissan e isto é o resultado de muitos anos de trabalho árduo e de melhorias de qualidade constantes levadas a cabo pela equipa da fábrica. Esta será a segunda vez que produzimos um modelo em Espanha para exportar para o mercado de origem da Nissan, o Japão, e isso é um feito fantástico conquistado por todos na fábrica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *