New Buddy

Publicado em 3 de Janeiro de 2010 |

A marca Kewet, estabelecida em Oslo não é certamente do conhecimento do público em geral. No entanto muitos devem já ter visto o New Buddy, o veículo eléctrico que a empresa fabrica e que esteve presente em Junho passado no inicio do programa Mobi.E. O veículo foi completamente desenvolvido em Portugal no CEIIA.

O New Buddy é um denominado pela Kewet como um EUV (Electric Urban Vehicle) ou veículo urbano eléctrico, destinado ao transporte no interior das cidades. Os objectivos deste modelo são juntar a excelente mobilidade, facilidade de utilização e condução agradável.

O New Buddy tem 3 lugares e um motor electric que acciona as rodas traseiras. As dimensões são de cump. 244 x largura 143 x altura144cm e é disponibilizado com 2 tipos de baterias diferentes, para autonomias de 80 e 120km/h. Estas estão localizadas na parte inferior do chassis, proporcionando um baixo centro de gravidade. O tempo de carga é de 8 horas.

As reduzidas dimensões facilitam o estacionamento. O seu motor Sepex de 12cv tem uma capacidade de atingir os 80km/h e de acelerar de 0 a 50km/h em 7 seg.

A Kewet iniciará a produção do Buddy na Noruega já no início de 2010, embora ainda não seja conhecido o preço oficial de venda ao público. Sabe-se contudo que é vendido de série com autorádio CD, aquecimento e um cabo de 5 metros para o carregamento das baterias.

Existe contudo um nível Premium que inclui equipamento extra adicional, como um comando à distância para aquecimento do carro, volante desportivo, mínimos com LEDs, bluetooth, etc.

Depois de o pequeno carro eléctrico ter marcado presença em Portugal, não sabemos se haverá planos para exportação para Portugal a curto prazo.

A encomenda veio da Noruega, mas toda a engenharia e design é portuguesa. O trabalho foi desenvolvido no CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, envolvendo mais de 20 mil horas de engenharia e 30 técnicos das mais diversas áreas, desde designers, engenheiros de produto e processo, especialistas de prototipagem, montagem e acabamento.

Mais informações em Ebilnorge e CEIIA

5 Responses to New Buddy

  1. Muito legal, tomara que venha a ser bem vendido.
    Abraços forte
  2. pedro a. de souza says:
    Mas não será feito em Portugal?Nem uma versão local? E vai ser ‘importado’? Um tiro no próprio pé… Q pena!
  3. pedro a. de souza says:
    Mas não será feito em Portugal?Nem uma versão local? E vai ser ‘importado’? Um tiro no próprio pé… Nossa! Q pena!
  4. Marcelo Marques says:
    Para conhecimento geral, este veículo é produzido por uma empresa portuguesa e apenas é assemblado em Oslo.
  5. Marcelo Marques says:
    Este veículo é comercializado na Noruega (país de origem do projecto), na Alemanha, França e Bélgica. Por enquanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *