NATO: Sócrates e Barroso chegam de carro eléctrico à cimeira

Publicado em 19 de Novembro de 2010 |

O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, vão chegar à cimeira da NATO de carro eléctrico, disse hoje à Lusa fonte do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal.

A utilização deste meio transporte, pelos dois dirigentes políticos, pretende “alertar para a urgência na mudança de paradigma no sector da mobilidade” e para reforçar a opção “eléctrica como solução de futuro”, de acordo com aquele gabinete.

Os dois políticos vão chegar às instalações da Cimeira da NATO, que hoje começa em Lisboa nas instalações da Feira Internacional de Lisboa e se prolonga até sábado, cerca das 15:30 da tarde, e terão as viaturas ao dispor durante todo o evento.

As respectivas comitivas, jornalistas e participantes acreditados para o evento também vão poder utilizar este tipo de transporte em toda a área da cimeira, na zona do parque Expo, informou a mesma fonte.

É a “primeira vez que um chefe de governo e o presidente da Comissão Europeia se deslocam em veículos sem emissões para uma cimeira que reúne os principais representantes mundiais”, acrescentou fonte daquele gabinete.

A cimeira da NATO em Lisboa, que reúne mais de 40 chefes de Estado e de Governo, vai iniciar o processo de transferência do controlo do território do Afeganistão para o governo afegão, discutir o sistema de defesa anti-míssil e aprovar uma nova estratégia para a organização atlântica, entre outros assuntos.

O presidente americano, Barack Obama, que entretanto já chegou a Lisboa, e o presidente russo, Dmitri Medvedev, são dois dos líderes políticos presentes na cimeira, que vai delinear as orientações para o futuro da NATO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *