Mobi-e

A energia e o ambiente são questões de âmbito mundial que exigem uma resposta global. Portugal fez a aposta no momento certo e assumiu a liderança mundial na produção de energias renováveis, transformando um desafio numa oportunidade

mobi-e-rede-reabastecimento

Hoje, temos orgulho em anunciar a liderança e pioneirismo de Portugal no lançamento da Rede Nacional de Mobilidade Eléctrica. Um marco na nova era energética mundial que propõe um modelo de mobilidade, verdadeiramente integrado, com base nas energias renováveis.

Recharging Portugal é, assim, o lançamento desta mudança de paradigma que criará novas oportunidades económicas e tecnológicas para o país, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida das cidades e de todos nós.

Assumindo o pioneirismo na adopção de novos modelos energéticos para a mobilidade, foi definido o Modelo de Mobilidade Eléctrica para Portugal, que tem como principal missão aproximar as energias renováveis do dia-a-dia dos cidadãos, maximizando as vantagens e integrando harmoniosamente a energia eléctrica, resultante de energias renováveis, no funcionamento e desenvolvimento das cidades.

Rede de abastecimento

Assim, surge a Rede de Mobilidade Eléctrica em Portugal. Uma rede integrada entre vários pontos existentes em território nacional, dinamizada pela entidade gestora Mobi.E, que permitirá o abastecimento dos veículos eléctricos, mediante um cartão de carregamento.

mapa-abastecimento

Onde estão localizados os pontos de abastecimento?
Em garagens particulares, em pontos de acesso público localizados nos parques
de estacionamento público, parques de estacionamento dos centros comerciais, hotéis,
aeroportos, bombas de gasolina e na via pública dos municípios que aderiram à rede piloto.

rede-carros-electricos

Como se pode abastecer o veículo eléctrico?
Durante a noite, aproveitando a energia produzida por fontes renováveis nos momentos de menos consumo – e que de outra forma seria desperdiçada – e através de carregamentos rápidos durante o dia, de acordo com as necessidades do utilizador.

Carregamento lento: 6 a 8 horas

Carregamento rápido: 20 a 30 minutos

De que forma se processa o abastecimento?
Através de um cartão pré-pago CHARG.E da rede Mobi.E que lhes dará acesso aos pontos
de abastecimento, sendo descontado o valor do carregamento. Este valor inclui a electricidade consumida e uma taxa pelo serviço de carregamento.

saber mais em www.mobi-e.pt