Mega fábrica de Baterias de lítio

Publicado em 28 de Fevereiro de 2014 |

Já fizemos uma referência aos planos da Tesla Motors em contruir uma Gigafábrica de baterias, mas agora torna-se interessante fazer nova referência pois o construtor Americano de carros eléctricos revelou mais detalhes sobre esse projecto.

Assim o plano da Tesla prevê um investimento total de 3,65 mil milhões de euros, na construção dessa mega fábrica, que tem como principal objectivo fazer descer drasticamente o preço das baterias, permitindo que a Tesla possa chegar aos mercados de forma mais competitiva. Este projecto terá a parceria estratégica de vários fabricantes de baterias.

Na press release a Tesla refere que “estamos a planear uma fábrica de grande escala que nos permitirá conseguir uma economia de escala e minimizar o custo das baterias através de métodos de fabrico inovadores, da redução das custos de logística, optimização de processos e redução de overheads”.

Este plano é realmente ambicioso. A fábrica está projectada para que em 2020 possa produzir anualmente 500.000 baterias de lítio, o que é apenas mais do que toda a produção global do ano passado. Logo no final do primeiro ano de estar a produzir, a Tesla estima que o preço por kWh possa reduzir logo mais de 30%.

As instalações da fábrica vão ocupar quase 929030 metros quadrados e dará emprego a aproximadamente 6500 pessoas. A Tesla referiu também que há 4 estados Norte Americanos a competir para ter o projecto: Texas, Novo México, Arizona e Nevada. Como as baterias serão depois enviadas para a fábrica da Tesla em Fremont, os estados do Nevada e Arizona podem estar em vantagem.

Dos 3,65 mil milhões de investimento, a Tesla entra com 1,46 mil milhões…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *