Livro Carros Eléctricos

Publicado em 4 de Janeiro de 2012 |

Os investigadores Jorge Martins e Francisco Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, lançaram o primeiro livro português sobre automóveis eléctricos.

Esta é a primeira obra ilustrada abrangente dedicada aos carros eléctricos. Tenta ser uma obra exaustiva e visualmente chamativa, com muitas ilustrações e fotografias, algumas de dupla página. A obra pretende afirmar o impacto crescente que esta tecnologia tem tido, não só na indústria automóvel mas também na sociedade em geral, explicam os autores Jorge Martins e Francisco Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho.

O livro ilustra a história dos veículos eléctricos, desde a altura em que surgiram e se tornaram líderes de mercado (no virar do século XIX para o XX) até aos nossos dias, em que parece terem ganho um novo “fôlego”. Dada a experiência dos autores na área, e aproveitando o facto de disporem de uma base de dados com mais de um milhar de modelos eléctricos diferentes, tornou-se natural propor uma obra abrangente dedicada a este tema, até agora escassamente abordado.

A obra está dividida em 12 capítulos em que, sempre que possível, se apresentam os carros de uma forma cronológica, desde os veículos mais antigos até aos dos nossos dias. Enquanto alguns veículos merecem destaque e são apresentados mais detalhadamente, outros são sumariamente referidos enquanto que muitíssimos outros simplesmente não são mencionados por falta de espaço. Ao longo da obra aparecem veículos de índole muito diversificada, tais como veículos comerciais, super-desportivos, carros utilitários e veículos de competição.

Tendo em conta que no nosso país se tem assistido a iniciativas muito relevantes neste campo (veja-se o exemplo do programa MOBI-e, em fase de internacionalização), um dos capítulos é consagrado aos veículos eléctricos desenvolvidos em Portugal.

“Carros Eléctricos” tem 200 páginas e vai estar disponível nas principais livrarias do país. A edição é da Publindústria e da Escola de Engenharia da UMinho. Pode também ser comprado online neste site: www.engebook.com por um preço de 30€.

Sobre os autores:
Jorge Martins é doutorado em Engenharia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, e professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, onde coordena o Laboratório de Motores Térmicos e Termodinâmica Aplicada. Lidera um projeto MIT-Portugal de Desenvolvimento de Veículos Eléctricos (o livro traz dois carros desenvolvidos pelo grupo). Foi consultor em projectos de investigação na Jaguar, Rolls-Royce, Rover ou Ford e é avaliador de projectos para a Comissão Europeia sobre Energia e Transportes. Foi ainda colaborador técnico do jornal “Volante”, colabora na revista “Turbo” e é autor do livro “Motores de Combustão Interna”.

Francisco Brito é doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho, professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia do Porto e investigador de pós-doutoramento no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da UMinho. Coordena o projecto “Análise e Desenvolvimento de Sistemas Integrados para Veículos Eléctricos – MOBI-MPP” do programa MIT-Portugal, sediado na UMinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *