Lisboa: 687 pontos de carregamento até ao Verão

Publicado em 3 de Março de 2011 |

Lisboa vai ter 687 pontos de carregamento de veículos eléctricos em funcionamento até ao Verão. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, durante a apresentação da rede municipal de mobilidade eléctrica na capital, que decorreu a 2 de Março no cinema São Jorge.

Lisboa será a “primeira capital europeia com uma rede de abastecimento”, afirmou António Costa. De acordo com o jornal Público, o presidente da autarquia admitiu que nos próximos tempos a oferta será superior à procura, mas defendeu também que o primeiro passo para que os veículos eléctricos se tornem uma realidade passa por ter em funcionamento a rede de carregamento.

Até ao momento já foram instalados 54 dos 687 pontos de carregamento previstos para a capital, estando neste momento em fase “de teste”, afirmou o vereador do Ambiente Urbano, José Sá Fernandes. O vereador frisou ainda a preocupação por parte da Câmara lisboeta em garantir que toda a cidade ficasse coberta pela rede de abastecimento de veículos eléctricos.

Metade dos pontos de carregamento serão instalados em parques de estacionamento da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), pelo que deverão ser criadas avenças mensais próprias para os condutores de veículos eléctricos, explicou o vogal do conselho de administração da empresa, Tiago Farias. Segundo o Público, os restantes pontos de carregamento serão instalados na via pública.

A frota automóvel da Câmara de Lisboa inclui já quatro carros eléctricos, dois Mitsubishi i-MiEV e dois Smart. Este número deverá ser alargado com a aquisição de veículos eléctricos através de uma central de compras do Estado.

Citada como cidade pioneira na área, Lisboa preside ao projecto EVUE (Electric Vehicles in Urban Europe – Veículos Eléctricos na Europa Eléctrica) e vai acolher em Junho a cimeira de autarcas europeus para a mobilidade eléctrica.

A iniciativa nacional MOBI.E alarga-se por 25 cidades, com 1.300 postos de carregamento lento (de seis a oito horas) e 50 de carregamento rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *