Leaf to Home

Publicado em 11 de Junho de 2012 |

A Nissan Motor Co. vai lançar este mês no mercado japonês o sistema de alimentação eléctrica “LEAF to Home”, que fornece electricidade às residências a partir das baterias do Nissan LEAF, quando utilizadas com a unidade “EV Power Station” (Estação de Alimentação de Veículos Eléctricos) desenvolvida pela Nichicon Corporation.

O “LEAF to Home” é um inovador sistema de alimentação eléctrica de reserva que pode transmitir a electricidade armazenada nas baterias de elevada capacidade dos Nissan LEAF a uma residência. A Nissan vai disponibilizar este sistema nos seus concessionários japoneses a partir deste mês de Junho, com o objectivo de promover uma eficaz gestão eléctrica e demonstrar as funcionalidades incorporadas nos veículos eléctricos da marca.

A Nichicon, inovadora nos sistemas de alimentação eléctrica, fornecerá a tecnologia para transferir a electricidade do veículo para a residência através das unidade de Estação de Alimentação de Veículos Eléctricos. Este sistema de transferência de energia permite que a electricidade armazenada nas baterias de iões de lítio de alta capacidade a bordo do Nissan LEAF seja enviada, através de uma ficha ligada à porta de carregamento rápido do LEAF, para o painel de distribuição de electricidade da residência.

A Estação de Alimentação de Veículos Eléctricos é semelhante em dimensões à de uma unidade de ar condicionado, pode ser instalada no exterior e está em conformidade com o protocolo CHAdeMO para carregadores rápidos de Veículos Eléctricos. A ficha do sistema Nichicon está em conformidade com a norma JEVS G 105 definida pelo Japan Automotive Research Institute (JARI). Este sistema pode ser executado em vários modos de funcionamento e possui uma função de temporizador que pode ser controlada através de um painel táctil de ecrã de cristais líquidos (LCD). A electricidade é armazenada ou fornecida de forma automática de acordo com o consumo e a capacidade eléctrica da residência.

A Estação de Alimentação de Veículos Eléctricos pode também carregar na totalidade um LEAF em apenas quatro horas, o que representa aproximadamente metade do tempo necessário por comparação com a utilização de um carregador normal. Todos os actuais proprietários de Nissan LEAF no Japão serão capazes de utilizar o sistema, dependendo dos requisitos de instalação da sua residência. Incluindo os subsídios governamentais japoneses, a Estação de Alimentação de Veículos Eléctricos tem um custo estimado de 330.000 ienes com a taxa de consumo e o custo de instalação incluídos (300.000 ienes sem impostos).

Este sistema ajuda a equilibrar o sistema de fornecimento eléctrico e pode ainda reduzir a factura de electricidade do consumidor. O sistema “LEAF to Home” irá encorajar os proprietários Nissan LEAF a carregarem os seus automóveis com electricidade durante a noite – altura em que a procura é baixa – ou fornecida por painéis solares. Este factor ajuda no equilíbrio das necessidades energéticas através do fornecimento eléctrico à rede durante o dia, quando a procura é superior. Pode também ser utilizada como fonte de alimentação de reserva no caso de falhas e/ou escassez de electricidade.

As baterias de iões de lítio podem armazenar até 24 kWh de electricidade, o que é suficiente para abastecer uma residência japonesa média durante dois dias. Este sistema sublinha um atributo adicional dos Veículos Eléctricos: veículos que podem ser utilizados como uma bateria de armazenamento, quer se desloquem ou não.

A Nissan e a Nichicon continuarão a trabalhar em conjunto para adicionarem valor aos Veículos Eléctricos, como parte do desenvolvimento para a realização de uma sociedade de emissões zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *