Leaf bate o Volt

Publicado em 24 de Novembro de 2010 |

Nos Estados Unidos da America, a EPA classifica oficialmente todos os automóveis quanto à sua economia. A EPA, Environmental Protection Agency, faz testes de autonomia em diversas situações e o valor das Milhas-por-Galão, são um bom trunfo para os veículos exibirem a sua autonomia.

A EPA classificou o LEAF como o melhor veículo de gama média em termos de autonomia e também como o melhor para o ambiente. O valor atribuído ao Leaf, segundo os critérios da EPA, são o equivalente a 99MPG em circuito combinado. Este valor é equivalente a 2,37l/100km ou a fazer 42km com um litro de gasolina. Esta equivalência para calcular o valor de autonomia para veículos eléctricos e híbridos foi desenvolvido de modo a proporcionar um standard para que os consumidores possam comparar os diversos modelos e fazer uma compra mais consciente.

O Leaf foi o primeiro carro a receber esta classificação ao que se seguiu o grande rival, o Chevrolet Volt. No entanto o Volt conseguiu apenas 93MPG! Vai ser interessante ver como a Nissan vai posicionar a publicidade o Leaf no futuro face a esta vitória.
Por outro lado o valor de 93MPG do Volt fica bastante longe dos 230MPG anunciados pela marca Chevrolet em Agosto do ano passado, ainda sem a EPA ter definido o seu standard.

Pelo que sabemos, para calcular o valor da autonomia, a EPA usa uma fórmula onde 33.7kWhs são equivalentes a um galão de gasolina (3.785 litros). A EPA determinou ainda que a eficiência do Leaf é de 3.4 milhas por kWh, um número que aparentemente o condutor mais cuidado poderá bater, com ajuda da informação proporcionada pelo Leaf.

Seguem-se as fichas da EPA de cada um dos carros:

Nissan Leaf:

Chevrolet Volt:

No entanto estes valores poderão ser alterados se houver evolução na forma de medição. Diz-se também que haverá um novo standard a definir por outra entidade Americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *