Jordânia estabelece acordo com a Nissan

Publicado em 5 de Setembro de 2011 |

A Jordânia será o primeiro estado Árabe a adoptar os veículos eléctricos. O ministro do ambiente da Jordânia assinou um acordo com a Nissan para promover a mobilidade Zero-Emissões neste estado áraba, reclamando ainda para si os créditos de ser o primeiro estado desta região a aderir aos veículos eléctricos. A Jordânia vai adquirir 300 Nissan Leaf.

Para Hazem Malhas, o Ministro do ambiente Jordano, é “uma obrigação para com as nossas futuras gerações que se tomem as acções necessárias para um mundo mais verde. A introdução dos carros eléctricos tem muitas vantagens, não só para o ambiente como económicas, sociais e até numa perspectiva de segurança nacional”.

Para além da adopção de carros eléctricos, este país do médio oriente vai ainda desenvolver a utilização de energias renováveis, em particular a energia solar, pois este país tem cerca de 330 dias de sol por ano. Outra área que deverá ser explorada é o car sharing.

Porque é que a Jordânia é o melhor país do médio oriente para este tipo de iniciativas? Ao contrário de outros países da região, a Jordânia não possui riqueza proveniente do petróleo, é um dos países mais pequenos da zona e não é auto-suficiente ao nível de água, petróleo e outros recursos naturais. O nível de desemprego é elevado e o rendimento per capita é baixo. Assim, qualquer iniciativa que reduza a dependência do petróleo e tenha potencial para criação de emprego é bem vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *