INESC Porto apresenta Laboratório de Veículos Eléctricos

Publicado em 29 de Dezembro de 2012 |

Portugal já possui um laboratório para testar, especificamente, soluções tecnológicas para automóveis eléctricos. A infra-estrutura existe no INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e foi oficialmente apresentada na semana passada.

O Laboratório de Micro-redes e Veículos Eléctricos tem competências para ensaiar formas de carregar baterias para carros eléctricos, em articulação com diferentes empresas, incluindo portuguesas, validando, assim, dispositivos e tecnologias com potencial de exportação.

Neste momento, o laboratório está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de micro-geração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos eléctricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede eléctrica.

O protecjo envolveu um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros, comparticipados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação) e por parceiros como a EDP Distribuição, Efacec, Logica e REN, contando ainda com o apoio das empresas Contar e Galp Energia.

Este laboratório é um output do projecto REIVE, representa um passo em frente na investigação nacional ao permitir desenvolver e validar soluções técnicas que permitam a massificação da integração da micro-geração e da mobilidade eléctrica.

Os fabricantes portugueses de tecnologia no sector eléctrico têm, assim, ao seu dispor um laboratório com capacidades únicas para desenvolver, testar e validar tecnologia de alto valor acrescentado e com potencial de exportação.

One Response to INESC Porto apresenta Laboratório de Veículos Eléctricos

  1. David Carvalho says:
    O assunto Veículos elétricos é uma área de grande interesse cientifico, parabéns pelas publicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *