Inaugurados primeiros pontos carregamento Mobi-e

Publicado em 21 de Setembro de 2010 |

Várias cidades do país estão a aproveitar Semana Europeia da Mobilidade para inaugurar primeiros pontos de carregamento públicos da Rede Piloto MOBI.E. Amanha, dia 22 de Setembro, várias cidades estão a aproveitar o dia Europeu sem carros para promover a utilização de veículos eléctricos. Nesse sentido serão inaugurados os primeiros pontos de carregamento implementados no âmbito do projecto MOBI.E.

Para lembra, a fase piloto do MOBI.E contempla a instalação de uma de uma rede com 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público em Portugal Continental.

Em Almada foi inaugurado um parque subterrâneo com ponto de carregamento e está situado na avenida Bento Gonçalves, no Pragal, junto às bombas de abastecimento de combustíveis.

Este é o primeiro de cinco novos parques de estacionamentos construídos pela autarquia a abrir ao público. Dispõe de 142 lugares e representa um investimento superior a dois milhões de euros.

Os utilizadores podem escolher uma de duas modalidades de pagamento: “Park & Ride”, com tarifário em fracções de 15 minutos (0,20 Euro cada fracção), ou avenças mensais, com tarifas especiais para residentes. O tarifário aplicável a veículos eléctricos terá uma redução de 20 por cento.

Santarém quer ser uma «das cidades do futuro», uma zona «sem ruído, amiga do ambiente, que atraia pessoas pela qualidade», disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Francisco Moita Flores. O ponto de abastecimento prestes a entrar em acção tem capacidade de carregar duas viaturas ao mesmo tempo.

A Câmara Municipal de Santarém comprometeu-se, na altura da adesão ao projecto, a incluir na sua frota pelo menos 20% de veículos eléctricos e já a partir do próximo ano. Também os camiões de recolha de resíduos vão ser movidos a electricidade e haverá ainda um comboio eléctrico a circular no centro histórico.

Faro vai receber 19 pontos de carregamento lento até 2012. A exploração destes serviços vai estar a cargo de várias empresas, mas o fornecimento aos veículos eléctricos é gratuito até ao final do ano.

Além destas cidades, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora e Guarda também aderiram ao programa, tal como Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.

O stand MOBI.E vai estar presente no Portugal Tecnológico 2010, um evento que decorre desde esta quarta-feira, dia 22, até ao próximo dia 26 de Setembro, na FIL – Parque das Nações. A ideia é promover a eficiência energética e a redução das emissões de CO2 na área da mobilidade.

Os visitantes vão poder «simular o impacto da mobilidade eléctrica no desempenho energético e ambiental de uma família», revela a Agência para a Energia, em comunicado. E vão poder ainda testar alguns veículos eléctricos, cedidos por várias marcas, junto de um ponto de abastecimento.

Expectativas sobre a adesão dos consumidores aos carros eléctricos não faltam: tudo aponta para que, no final da década, a frota nacional venha a ser constituída por 160 mil veículos verdes. Mais económicos e mais silenciosos, estes carros representam zero por cento de emissão de poluentes.

2 Responses to Inaugurados primeiros pontos carregamento Mobi-e

  1. Nsilva says:
    Este é um dos artigos que dá gosto lêr! Que bom saber que Portugal aposta forte nos eléctricos
  2. PETER says:
    Se os condutores respeitarem os lugares dos carregadores como respeitam os de deficientes, estamos fud………para carregar o carrinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *