IBM colabora no desenvolvimento de baterias de lítio-ar

Publicado em 7 de Outubro de 2009 |

Na semana passada, um consórcio de algumas das empresas Americanas líderes em engenharia e investigação, tiveram encontros sucessivos na Califórnia com o objectivo de desenvolverem um conjunto de baterias para equipar veículos eléctricos.

Patrocinados pela IBM e o seu programa Big Green Innovations, a equipa Battery 500, nome dado ao consórcio, espera desenvolver novas tecnologias de forma a criar um conjunto de baterias de modo a poder atingir uma autonomia de cerce de 800km.

Para atingir estes objectives, a IBM e o grupo de investigação estão a focar em tecnologia lítio-ar, que utilizam o oxigénio do ar circundante como elemento essencial para a reacção química que permite a libertação da energia.

Estas baterias são ideais para aplicação em veículos eléctricos devido à sua maior densidade e segundo os cientistas da IBM, estas podem fornecer até 10 vezes mais energia do que as actuais de iões de lítio.

Obviamente que até esta tecnologia estar disponível ainda vai faltar muito desenvolvimento, mas o facto de a IBM estar envolvida neste tipo de investigação pode significar que os avanços podem ser fortes nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *