IAA 2011: Smart eBike

Publicado em 14 de Setembro de 2011 |

O Smart é um caso de estudo para os carros citadinos, pois tornou-se bastante popular apesar do preço nem sempre ser o mais favorável. Agora a Smart pretende complementar essa popularidade nas duas rodas. A Smart eBike que foi apresentada é sem sombra de dúvidas um excelente complemente na área da mobilidade para o Smart ED.

A Smart eBike foi até já apresentada no ano passado. No entanto o preço foi apenas revelado este ano e ficou claro que a Smart vai comercializar esta bicicleta eléctrica nos mercados Europeu e Americano.

A construção da eBike vai ser feita em Berlin. Sabe-se que a estrutura da bicicleta é em alumínio. Os farolins em LED que equipam a bicicleta recebem a energia da travagem regenerativa e do movimento dos pedais. A correia é fabricada num material compósito e pode ver-se em detalhe numa das fotos aqui disponibilizadas. Também possui uma porta USB para o carregamento por exemplo de um smartphone.

A eBIKE utiliza um motor de 250 W, produzido em parceria com a empresa BionX. O motor é propulsionado por uma bateria de iões de lítio de 400 Wh colocado no quadro da bicicleta. A Smart eBIKE será lançada na primavera de 2012 e o preço rondará os 2.900 euros na Alemanha.

7 Responses to IAA 2011: Smart eBike

  1. Pedro says:
    Muito cara na Alemanha!?!?!? Agora venha para Portugal :):)
  2. Emanuel says:
    É bonita, mas se na Alemanha custa +- 2900
    quanto irá custar cá ?

    Emanuel

  3. Hernan says:
    Acho! muito bom o conceito e o design, já que muitas empresas estão a trabalhar nesta vertente de bicicletas eléctricas, esta proposta é interessante pois estará prontamente no mercado, tendo a possibilidade de melhorar o ambiente, criando menos contaminação nas cidades, pois o facto de ser eléctrica caso sejam percursos longos nos permitirá obter uma ajuda do motor eléctrico, parabéns a Smart pelo desenvolvimento do projecto, embora o preço seja um tanto alto para realmente volver popular a bicicleta, nos diferentes mercados de Europa, especialmente em Portugal.
  4. João says:
    Pessoal, eu imagino que o preço não variará muito da Alemanha para Portugal.. mas mesmo que assim seja, a bicla é isenta de impostos!!! Logo pode-se importar à vontade 😉
  5. Licínio Torga says:
    Chamo à atenção para quem escreveu sobre a ebike,para o seginte e, copiei do texto disponível para todos lerem: ”

    A eBIKE utiliza um motor de 250 kW….O motor é propulsionado por uma bateria de iões de lítio de 400 kWh…”

    Pergunto se estes dados são correctos? Eu acho que têm que ter atenção e procurar ser mais cuidadosos com o que escrevem. Por exemplo a Potência do motor não é de certeza 250KW, mas sim 250W! É uma difernça enorme…

    Antecipadamente grato pela atenção.
    Licínio Torga

  6. VEpt says:
    Obviamente é uma gralha, a qual agradecemos a chamada de atenção. O texto foi corrigido.
  7. joao says:
    portugal – 2999 euros já com iva incluido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *