Governo aprova hoje legislação rede abastecimento

Publicado em 3 de Dezembro de 2009 |

O Conselho de Ministros aprova, esta quinta-feira, o quadro normativo – integrado no projecto MOBI-E, em que vai assentar a criação da rede de abastecimento de carros eléctricos em Portugal – 1300 postos espalhados por 25 cidades, operados com base nos três grandes fornecedores de energia.

A notícia é avançada pelo jornal diário Público, que lembra que a rede irá estar a funcionar em 2011, ano em que se prevê a introdução em Portugal dos veículos automóveis movidos exclusivamente a energia eléctrica.

O consórcio que irá gerir a infra-estrutura é constituído pela EDP, Galp Energia e pela Iberdrola – os três grandes fornecedores de electricidade em Portugal -, pelos proprietários dos postos e pela SIBS, a sociedade que gere a rede multibanco.

Face àquilo que está a ser feito no estrangeiro, o projecto português tem duas características diferenciadoras, acrescenta o jornal: trata-se da criação de uma rede nacional e não do aparecimento postos de uma forma arbitrária, e funciona em plena integração, não obrigando os utilizadores a procurarem apenas o seu fornecedor de electricidade para abastecer o veículo.

O recurso ao pagamento da energia carregada através do multibanco permite que o utilizador abasteça em qualquer posto e que o pagamento seja feito ao operador energético a que está ligado. O custo do abastecimento surgirá depois na sua factura de electricidade.

One Response to Governo aprova hoje legislação rede abastecimento

  1. Américo Dias says:
    Mais uma vez o nosso governo deixa de lado as empresas com capacidade tecnologica para criar as suas próprias redes de abastecimento em lugares menos solicitados mas igualmente necessários…..sem comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *