Generation MOBI.E

Publicado em 17 de Maio de 2011 |

Vai realizar-se na próxima segunda-feira dia 23 de Maio a conferência Generation MOBI.E. Este evento tem a organização do Jornal de Negócios em parceria com o CEIIA. O evento realiza-se no Oceanário de Lisboa, a partir das 09h30.

Com esta conferência pretende-se discutir modelos de desenvolvimento nacional de activos transaccionáveis, com base na exploração de novos mercados por via da inovação e tecnologia, criando em Portugal as condições ideais para a concepção, desenvolvimento, teste e industrialização de soluções tecnológicas que depois sejam exportadas para os mercados globais.

Por outro lado, e face às novas gerações – utilizadores mais informados e conectados, consumidores e produtores de informação e energia –, e à evolução das tecnologias – sistemas e informação alojados numa “nuvem” global de dados e aplicações –, pretende-se abrir um fórum de novas ideias para a evolução das tecnologias de mobilidade.

Fruto da abordagem seguida na mobilidade eléctrica, Portugal é hoje um país de referência num novo espaço de mercado, emergente e de enorme potencial de crescimento, no cruzamento entre as tecnologias e sistemas de transporte, a energia e os sistemas de informação e comunicação. Actualmente, uma aposta de todos os construtores automóveis e de todas as grandes empresas de energia, e alvo da maior atenção por parte dos principais agentes de política pública, como a Comissão Europeia.

Tendo como referência o modelo de mobilidade eléctrica MOBI.E, focado nos utilizadores, interoperável e concorrencial, criou-se em Portugal um espaço para a concepção, desenvolvimento e teste de novas soluções tecnológicas que possibilitem uma integração inteligente entre utilizadores, veículos, sistemas de carregamento, redes de energia e sistemas de transporte. Um projecto que une centros de investigação, empresas e, naturalmente, o território e as comunidades locais – os utilizadores.

Em paralelo, desenvolve-se em Portugal o conceito do automóvel do futuro, desenhado, em analogia com o modelo MOBI.E, para uma integração inteligente com os sistemas de transporte e energia. O Mobicar, projecto mobilizador da indústria automóvel, é uma plataforma de investigação e desenvolvimento em novas gerações de veículos automóveis, e será a base de futuros projectos de industrialização.

Mais informações podem ser obtidas no site: evento generation MOBI.E.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *