Gas Natural Fenosa e Toshiba Iniciam Projeto Energético em Baterias de Íons de Lítio

Publicado em 7 de Janeiro de 2014 |

A Gas Natural Fenosa e a Toshiba estabeleceram uma parceria, com a duração de cinco anos, para a verificação de um sistema de armazenamento de energia elétrica desenvolvido pela empresa japonesa.

Consiste num programa que pretende testar o funcionamento, na rede de distribuição da GNF, do sistema BESS (Battery Energy Storage System), que utiliza baterias transportáveis de íons de lítio. O objetivo do BESS é oferecer uma solução tecnológica que promova a eficiência, segurança e estabilidade em redes de distribuição elétricas.

O projeto de demonstração, que teve início em dezembro e prolonga-se durante os próximos cinco anos, conta com o apoio da organização Nova Energia e Desenvolvimento de Tecnologia Industrial do Japão (NEDO).

A investigação procura avaliar a eficiência das baterias e a sua capacidade para garantir o fornecimento de eletricidade em espaços com elevada procura elétrica (permanente ou sazonal). Por outro lado, vai permitir avaliar a possibilidade de gerir as flutuações na rede causadas por fontes de energias renováveis. O projeto é composto por baterias de 776 kWh de capacidade, juntamente com componentes eletrónicas capazes de gerar 500 kW de potência.

One Response to Gas Natural Fenosa e Toshiba Iniciam Projeto Energético em Baterias de Íons de Lítio

  1. Q says:
    Este 776kWh é que já davam jeito num carro, mesmo sem grande cuidado com a condução já fazia 3000km a cada carregamento 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *