Galp vai fornecer energia para carregamento de veículos eléctricos

Publicado em 20 de Julho de 2011 |

A Direcção Geral de Energia e Geologia atribuiu à Galp, por intermédio da Galp Power, a licença de comercialização de electricidade para mobilidade eléctrica.

A Galp passa, assim, a estar habilitada a fornecer electricidade para carregamento de baterias de veículos eléctricos nos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade eléctrica.

A empresa refere que, no âmbito do projecto de mobilidade eléctrica português, tem desenvolvido com a Efacec tecnologias que já permite hoje o carregamento rápido dos veículos eléctricos em algumas das suas áreas de serviço.

Neste âmbito, recorda que na A5 (autoestradas Lisboa — Cascais) foi instalado em Outubro de 2010 o primeiro ponto de carregamento rápido de toda a Europa numa área de serviço, que permite fazer um carregamento em 20 minutos, aos quais corresponderá uma autonomia de cerca de 100 quilómetros.

Na A1 (auto-estrada do norte), as área de serviço de Aveiras e Pombal também têm pontos de carregamento rápido e a Galp diz que a “prioridade passa agora pela cobertura dos principais eixos viários que permitem a entrada e saída do país, ligação dos vários centros urbanos e eixos circundantes da grande Lisboa e do grande Porto”.

O Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (GAMEP) espera ter instalada, até ao final de 2011, uma rede de 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido.

Os 1.300 pontos de carregamento normal serão colocados em Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.

Os 50 pontos de carregamento rápido serão colocados nas vias de circulação entre estes concelhos e em zonas que assegurem carregamentos de emergência.

2 Responses to Galp vai fornecer energia para carregamento de veículos eléctricos

  1. Teresa Gomes says:
    Parabéns à Galp, sempre na vanguarda da energia!
  2. M.G. says:
    Podemos pedir o cartão Mobi-e na Galp, ou vamos à Loja do Cidadão?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *