+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2
1 2 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: Qual a engenharia mais adequada? prototipagem veiculos electricos

Utilizador Recente

Arrow Qual a engenharia mais adequada? prototipagem veiculos electricos

Boas, sempre pensei em algum dia trabalhar na concepção de um veiculo eléctrico seja ela uma bicicleta ou um carro, ou trabalhar numa área ligada com tal, ideia que me vem desde há já algum tempo.

Este ano acabo o secundário e ainda não consegui decidir aquilo que quero seguir, talvez não por não saber o que quero mas sim por não saber exactamente qual e a engenharia mais adequada a este mundo da investigação e prototipagem de veículos eléctricos.

Venho então por este médio pedir auxilio ou opiniões sobre qual será a engenharia mais adequada e mais útil na aquisição de conhecimentos para tal criação.

Algumas das engenharias que já tinha em mente são:
    Engenharia mecânica.
    Engenharia mecâtronica.
    Engenharia electromecânica.
    Engenharia electrotécnica.

Utilizador Recente Avatar de Lameirão

Padrão

Na minha opinião sem dúvida nehuma: Engenharia Electrotécnica!
    Tudo à tua volta está dependente dela.

Utilizador Recente

Padrão

Ok obrigado, mas na concepção de um veiculo eléctrico também há outras partes bastante importantes. Nomeadamente a mecanica e relativos como desenho assistido por com****dor e propriedades dos materiais, pelo que acho que talvez a mecatronica (electrónica+mecânica+informática) talves seja mais adequada.

Eu continuares a me informar melhor acerca das diferenças entre os cursos, mas continuo a aguardar mais recomendações. Obrigado!

Padrão

É isso! Continua a recolher opiniões... para tomares a decisão correcta.

Junior Member Avatar de VEpt

Padrão

Sim a Eng electrotecnica parece-me uma excelente opção. Por base os motores eléctricos fazem parte do curriculum e eventualmente a área deve até ter novas matérias. Por outro lado ha universidades ligadas a institutos e empresas que te podem abrir várias portas, como a EFACEC, o INESC, etc..

Utilizador Recente

Padrão

Mais uma vez muito obrigado pelas opiniões, acho que estou a ficar cada vez com um maior leque de opções, e que estive a pesquisar e encontro muitos cursos de energias, energias renovaveis, e ambiente, mas penso que essas sejam mais viradas para sistemas de energias em grande escala( tipo geradores eólicos etc) e não a mecânica/electrónica mais profunda. Continuarei as minhas pesquisas : ) Obrigado

Padrão

Como disseste tens que continuar a tua pesquisa. Normalmente em eng. electrotécnica tens algumas cadeiras relacionadas com energias renováveis onde genericamente se aprende de tudo um pouco (eólicas, fotovoltaico,...).
    Nas restantes engenharias não sei como será, mas se calhar também são abordadas estas matérias.
    Tenta pesquisar nas páginas web das universidades, vêm lá referenciado o plano curricular para os diferentes cursos.
    Abraço.

Utilizador Recente

Padrão

Aqui ficam os meus "dois cêntimos" para a questão: acima de tudo, tens que perceber que, a formação académica superior (na sua forma mais elementar - licenciatura... não sei se ainda existem bachareis??...), é apenas uma ferramenta base para a tua carreira.

Poderá existir uma grande distância entre aquilo que no futuro poderás exercer como função profissional e essa mesma formação, mas será certamente esta ultima que te vai permitir abrir as portas certas para uma carreira de maior ou menor sucesso (ou facilidade em atingir este). O que quero dizer é que qualquer uma dessas formações são adequadas ao mercado de trabalho onde queres exercer e que penso que nenhuma será melhor que outra de uma forma geral (em aspectos mais pormenorizados, claro que haverá diferenças, mas penso que não são relevantes para o inicio de uma carreira profissional). O resto, virá com a experiência profissional, com a formação que as próprias empresas dão e com actualizações de curriculum que cada um pode e deve fazer ao longo da vida.

Acima de tudo deves ter três premissas em conta para a escolha da tua formação:

- prestigio das entidade formadora: poderá ser potenciador de colocação em comparação com outros candidatos oriundos de instituições menos prestigiadas (atenção, que não estou a fazer juízos sobre se esse prestigio é justo ou não!).
    - o curso que de facto gostas: a ultima coisa que vais querer é ter de completar um curso superior pelo qual não nutres particular gosto; será um grande sacrifício e os resultados finais espelharão isso mesmo. Não te esqueças de uma coisa: tens de ter consciente sempre que poderás nunca vir a fazer aquilo que gostarias e numa situação dessas, teres feito um grande esforço para obteres um canudo de que não tiraste gozo e não conseguires a "tal colocação", trará-te um grande sentimento de frustração!... mas nunca, por nunca desistas do teu sonho!!!!
    - procurares sempre enriquecer o teu CV com conhecimentos vários (paralelos ou cruzados à tua formação superior); este ponto trará-te grandes benefícios enquanto profissional e enquanto candidato a uma posição!

Por isso, tenta saber quais são as parcerias existentes entre cada um desses cursos e empresas de renome (como já mencionado) e terás uma ideia aproximada do grau de prestigio que esse curso goza no mercado de trabalho; depois escolhe de entre os cursos aí ministrado, o que te parece mais motivador (vê os planos curriculares de cada um) e por fim, mãos à obra!!!!

Utilizador Recente

Padrão

muito obrigado pela ajuda
    tenho mais uma duvida no mestrado ha possibilidade de estagiar ou criar um projecto(exemplo construir um carro electrico ou um motor) em vez de faser a tese? se sim, isto depende da universidade do professor ou é da nossa conta? Obrigao

Junior Member Avatar de VEpt

Padrão

a tese tens que fazer sempre, agora pode é ser baseada no trabalho realizado à volta da investigação de carros eléctricos. Ou seja, terá sempre que haver um documento a fundamentar o trabalho, etc.

+ Responder ao Tópico

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Última Mensagem: 03-09-2011, 20:38
  2. CaetanoBus pede mais apoios para os transportes colectivos eléctricos
    Por VEpt no fórum Notícias e novos modelos
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 02-23-2011, 23:28
  3. Respostas: 2
    Última Mensagem: 07-05-2010, 09:59
  4. Mais 1 forista
    Por OrlandoSw no fórum Apresentações