Ford investe em tecnologia de baterias

Publicado em 18 de Agosto de 2012 |

A Ford está também rendida à mobilidade eléctrica e está a seguir o sucesso da Toyota e a investir em força nas baterias e na sua tecnologia. Até ao final do ano a marca terá cinco híbridos, híbridos plug-in, mas também veículos 100% eléctricos no mercado. Para isso está a trabalhar para criar a sua própria tecnologia de baterias para o futuro. A sua equipa de veículos eléctricos emprega hoje mais de 1.000 engenheiros cujo principal objectivo é reduzir o custo dos híbridos e eléctricos para um terço.

A Ford prevê que 25% das suas vendas irá usar sistemas de baterias para armazenar energia para a propulsão em 2020. Hoje, esse número é de apenas 3%. A marca americana mudou ainda o nome do seu centro de investigação avançado para “Centro Avançado de Electrificação Ford”.

A popularidade dos carros eléctricos e híbridos está a crescer nos EUA, embora lentamente. No primeiro semestre de 2011, os veículos eléctricos e híbridos representavam 2,2% do mercado de automóveis dos EUA, mas no mesmo período de 2012 esse número já representava 3,4%. Até agora a quota de mercado de eléctricos e híbridos nos EUA estava a cair, com o valor de 2,2% de 2011 a ser o menor registado recentemente. Em 2009 a quota de mercado tinha sido de 2,8%.

A Ford representa ainda uma pequena parte do mercado de veículos eléctricos e híbridos no que diz respeito aos EUA, com uma quota de 4% do mercado no primeiro semestre de 2012. O líder nos EUA é a Toyota, que detém uma quota de 72% do mercado dos eléctricos e híbridos.

“Acreditamos que a electrificação de veículos vai continuar à medida que o custo da bateria descer, à medida que avançamos para gerar electricidade de forma limpa”, referiu o CEO da Ford, Alan Mulally.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *