Fluence e Kangoo eléctricos já com pré-reservas

Publicado em 15 de Abril de 2010 |

A Renault anunciou hoje que vai aceitar pré-reservas dos seus novos carros eléctricos a serem lançados em 2011, os modelos Fluence ZE e Kangoo ZE, veículos que vão de encontro ao objectivo da marca francesa em atingir as zero emissões de CO2.

O Fluence ZE é o primeiro carro 100% eléctrico e foi apresentado pela primeira vez como concept car no Salão Automóvel de Frankfurt em 2009, enquanto que o futuro Kangoo ZE teve a sua apresentação em Dezembro passado em Copenhaga, aquando da realização da Cimeira do Ambiente.

A Renault estima que, em 2020, os veículos eléctricos representem cerca de 10% do mercado mundial, pelo que a marca francesa, juntamente com a Nissan está a investir quatro mil milhões de euros no programa “zero emissões”, onde trabalha uma equipa de duas mil pessoas (mil da Renault e mil da Nissan).

Aliás, no âmbito da estratégia de emissões zero, a Aliança Renault-Nissan tem estado a trabalhar com governos, administrações, companhias de energia locais e outros parceiros, tendo assinado, até agora, mais de 50 acordos, entre os quais com Portugal.

Os compromissos, assumidos com agentes públicos e privados, vão permitir que as infraestruturas e soluções de carregamento sejam uma realidade aquando da comercialização dos veículos eléctricos, garantindo aos utilizadores soluções práticas e simples de recarregamento, seja em casa ou na via pública.

O objectivo para a empresa é “a democratização da tecnologia de veículos eléctricos, tornando-a acessível a todos”, pelo que a marca “vai propor fórmulas de aquisição inovadoras”, como, por exemplo, a venda separada do veículo e das baterias, ou ainda “os consumidores poderem comprar ou alugar os seus veículos e fazer uma assinatura, que inclui o aluguer da bateria e novos serviços de mobilidade”.

A intenção da Renault é “a de oferecer os veículos eléctricos ao preço de um diesel, de segmento e nível de equipamento equivalentes”.

O fabrico de baterias irá tornar-se numa das actividades centrais da Aliança Renault-Nissan, uma das unidades previstas para Portugal, num investimento de 160 milhões de euros. A Renault e a Nissan vão produzir baterias de ião-lítio em três continentes (América, Ásia e Europa) para abastecer directamente as fábricas onde vão ser produzidos os futuros VE.

Estas unidades estão a ser implantadas em zonas estratégicas do ponto de vista da localização das fábricas de produção dos veículos de modo a optimizar as operações logísticas e os custos associados, mas também de garantir volumes significativos de produção. A longo prazo, com esta estratégia, a Aliança será capaz de produzir 475 mil baterias por ano.

2 Responses to Fluence e Kangoo eléctricos já com pré-reservas

  1. Vitor Santos says:
    Pré reserva sem preços. Interessante.
  2. VEpt says:
    Vitor, infelizmente continua sem haver grandes certezas quanto aos preços…estão todos à espera de ver o que a concorrência faz!

    O consumidor é que fica a perder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *