Fábrica de baterias da Nissan em Aveiro

Publicado em 5 de Dezembro de 2009 |

A Renault-Nissan já tomou a decisão quanto à localização da fábrica em Portugal. Aveiro será a região onde ficará instalada a futura fábrica de baterias para carros eléctricos, com um investimento que ronda os 250 milhões de euros que é um dos pilares estratégicos do projecto-piloto que visa à criação de uma rede de abastecimento para este tipo de veículos.

A escolha será tornada pública na próxima terça-feira, numa cerimónia, com pompa e circunstância, a realizar em Lisboa e que conta com a presença do próprio Carlos Ghosn, presidente da construtora automóvel franco-nipónica, e do chefe do Executivo, José Sócrates.

Portugal foi, a par do Reino Unido, um dos dois pólos mundiais seleccionados pela Reunault-Nissan para a instalação de unidades de baterias de iões de lítio – uma tecnologia de ponta – destinadas ao abastecimento dos futuros carros eléctricos. A nova fábrica da Renault-Nissan deverá criar 200 postos de trabalho, estando o seu arranque previsto para 2012. A capacidade estimada deste complexo industrial é de 60 mil unidades anuais. A importância deste projecto para Portugal é grande, garantindo maior visibilidade nesta área dos projectos e incentivos à introdução dos veículos eléctricos. A fábrica deverá ainda contribuir para um desenvolvimento de outros negócios logísticos e de fornecimento de equipamentos à própria fábrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *