Fabrica baterias da Nissan em Portugal

Publicado em 20 de Julho de 2009 |

A Nissan revelou que Portugal e Inglaterra foram os dois mercados seleccionados pelo grupo para instalar fábricas de baterias de iões de lítio para carros eléctricos. Em Portugal o investimento da Nissan será de 250 milhões de euros, com a criação de 200 novos postos de trabalho, numa localização que será mais tarde anunciada.

Em comunicado a Nissan explica que em Portugal foram identificados vários sítios possíveis para a instalação da fábrica. Porém, a localização definitiva não deve ser revelada já hoje. O vice-presidente da Nissan Europa, Eric Nicolas, terá esta manhã um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, agendado para as 11h15, em Lisboa.

Além de Portugal, também Inglaterra foi seleccionada pela Nissan. A fabricante automóvel japonesa já aí tem uma unidade de produção em Sunderland, onde ficará instalada também a fábrica de baterias para carros eléctricos.

Cada uma das duas unidades, a portuguesa e a inglesa, terá capacidade para produzir anualmente 60 mil baterias, informou a Nissan. Não está posta de parte a instalação de outras fábricas noutros países europeus, segundo a empresa japonesa.

Em conferência de imprensa, Sócrates sublinhou a importância da parceria conseguida com a Nissan.
“Esta decisão é muito importante para Portugal pelo que significa pela ambição de um país que quer estar na linha da frente das inovações tecnológicas”, afirmou o primeiro-ministro. “Esta decisão da Renault Nissan revela a confiança no nosso país e é um belíssimo contributo para a recuperação económica”, acrescentou José Sócrates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *