Experimenta o carro eléctrico no Porto

Publicado em 9 de Abril de 2011 |

Se é do Porto ou tem oportunidade de se deslocar a esta cidade, poderá até ao próximo dia 15 experimentar um dos carros eléctricos que a EDP pôs à disposição para promover e demonstrar o valor da mobilidade eléctrica.

A zona onde se deverão dirigir é junto à nova cede da EDP, mesmo na zona traseira da Casa da Música. O cenário não podia ser melhor, numa zona com arquitectura muito moderna, a lembrar as cidades do futuro. É pena só que a cede da EDP não esteja completamente pronta e ainda decorram algumas obras no exterior que podem confundir quem passa no local.

Estão disponíveis 2 Smart EV e 1 Mitsubishi i-MiEV. O referido local conta ainda com um posto de carregamento da rede Mobi-e. Tivemos oportunidade de andar nos dois modelos e experimentar o andamento no trânsito da cidade do Porto.

O Smart EV está equipado com uma unidade propulsora eléctrica de 30 Kw (41cv), alimentada através de uma bateria de iões de lítio, o Smart EV acelera dos 0 aos 60 km/h em 6,5 segundos estando a sua velocidade máxima limitada aos 100 km/h.

O i-MiEV tem quatro lugares e cinco portas equipado com um motor eléctrico de 67cv e 180 Nm de binário máximo, capaz de alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h, e acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 15 segundos. Tem uma autonomia de 150 km e um custo inferior a 1,5 euros por cada 100 km de utilização.

A facilidade de condução dos dois modelos no trânsito é de destacar, não só pela ausência de pedal de embraiagem, mas também pela ausência de ruído e agilidade de aceleração quando o semáforo abre.

Os modelos estão decorados e vão seguramente promover a mobilidade eléctrica na cidade do Porto. Deixo aqui um convite a todos que possam deslocar-se ao local, para que experimentem e desfrutem do carro, ainda sem pensar em preços.

A EDP oferece ainda uma lâmpada economizadora e um crachá com um Smart EV e a frase “eu já testei”.

3 Responses to Experimenta o carro eléctrico no Porto

  1. CARLOS LIMA says:
    GOSTEI DE VER
    SO NAO POSSO IR AO PORTO, QUANDO FAZER UMA DEMONSTRAÇAO AQUI EM VIANA DO CASTELO?
    EU QUERIA COMPRAR TES AUTOMOVEIS DESSES

    OBRIGADO

  2. VEpt says:
    Sr Carlos Lima, tem oportunidade de o fazer em Viana nos dias:

    Viana do Castelo – 13 e 14 de Maio

    pode ler mais no artigo do electric tour: http://www.veiculoselectricospt.com/electric-tour/

  3. Vitor Almeida says:
    Quanto custa essa pequena maravilha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *