EV

O que são os veículos eléctricos?

veículo eléctrico (cuja sigla em inglês é EV, de electric vehicle) é um tipo de veículo propulsionado por um motor eléctrico, para transportar ou conduzir pessoas, objectos ou uma carga específica. Diferenciam dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica e não a solução comum de motor de combustão interna.

O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia eléctrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.

Evolução dos veículos eléctricos

Actualmente a ecologia e a qualidade de vida das populações urbanas está na ordem do dia. Existe uma consciência clara que um dos principais problemas a resolver, está directamente relacionado com o sector dos transportes rodoviários, devido nomeadamente à poluição que causa e à utilização do petróleo como fonte de energia.

Neste sentido a utilização dos Veículos Eléctricos rodoviários surgem como uma alternativa viável para determinadas aplicações de mobilidade e transporte de pessoas e mercadorias, quando enquadrados numa política concertada e sustentável de transportes.

Atentos a essa realidade, os grandes fabricantes de automóveis têm desenvolvido diversas tecnologias alternativas, permitindo disponibilizar no mercado veículos cada vez mais ecológicos. O desenvolvimento de veículos eléctricos é uma das vias que está a ser desenvolvida.

Até hoje os veículos eléctricos não têm sido largamente adoptados devido à sua fraca autonomia, ao tempo elevado de recarregamento e ao fraco compromisso dos fabricantes de automóveis em desenvolver veículos capazes de satisfazer os padrões actuais de conforto, performance e design dos automóveis a gasolina ou gasóleo.

Mas isto poderá mudar a muito curto prazo devido ao desenvolvimento conseguido nas tecnologias de fabrico de baterias, com menor custo e maior capacidade de armazenamento, possibilitando a introdução no mercado de uma nova geração de carros eléctricos.

O veículo eléctrico é a única solução 100% Zero Emissões

automoveis-electricos Pensamos que o veículo eléctrico constitui a melhor solução de mobilidade para responder às questões do aquecimento global, da qualidade do ar e da dependência energética dos combustíveis fosseis.

O veículo eléctrico é a única solução 100% Zero Emissões em utilização em qualquer tipo de condução. Por Zero Emissões entende-se: zero ruído, zero emissões de poluentes, zero emissões de gases de efeito de estufa.

As emissões poluentes, em particular de CO2, associadas ao veículo eléctrico dependem apenas da forma como a electricidade é produzida.

Há dois factores que estão a tornar o veículo eléctrico uma solução de transporte cada vez mais eficaz: a evolução das baterias (mais energia, tempo de carga menor, mais potência, custo menor) e custos cada vez mais competitivos comparativamente com o veículo a combustão, com custos por km percorrido muito inferiores. Esta tecnologia pode, finalmente, vencer a batalha pelo transporte eficiente e sustentável. Existem outras vantagens e desvantagens associadas aos veículos eléctricos.