Estratégia BMW Group sobre Mobilidade Individual apresentada na Conferência Mobility of the Future

Publicado em 20 de Setembro de 2012 |

Lisboa recebeu a Conferência Mobility of the Future, uma conferência organizada pelo BMW Group Portugal e inserida na Agenda da Semana Europeia da Mobilidade 2012, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Superior Técnico.

Durante a Conferência, o Presidente do BMW Group, Helder Boavida, entregou a chave de um BMW ActiveE ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. Este BMW ActiveE será utilizado pela Câmara Municipal de Lisboa por cerca de duas semanas e, desta forma, a cidade de Lisboa também contribuirá para os estudos que estão a decorrer pelo mundo, com uma frota de BMW Active E e MINI E. Os resultados destes estudos globais, estão a ser utilizados como base de estudo para a construção e finalização dos projectos da sub-marca i: os BMW i3 e BMW i8, estando o lançamento do BMW i3 previsto para o próximo ano.

Ainda no decorrer da Conferência, membros do BMW Group tiveram oportunidade de apresentar a visão e a estratégia do Grupo, no que à mobilidade diz respeito, surgindo ainda a oportunidade de discutir pontos de vista com o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, responsável pelo pelouro da Mobilidade e Infra-estruturas Viárias, e com Tiago Farias, Professor responsável pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.

Para o BMW Group, mais do que nunca, a mobilidade individual é definida em termos de sustentabilidade. Esta premissa faz parte dos compromissos do BMW Group que, nesse sentido, está a estudar a questão da mobilidade individual e a desenvolver soluções para o futuro.

A mobilidade individual é – e será sempre – uma necessidade fundamental. Para muitos, a vida sem um veículo parece impensável. Todavia, a mobilidade do futuro será diferente daquilo que é actualmente. A mobilidade está a sofrer um impacto resultante de muitas megatendências por todo o mundo, incluindo a alteração das preferências dos clientes; a urbanização; a escassez de recursos; e uma maior regulamentação face às emissões de CO2. Estas megatendências globais estão a criar uma variedade de novos e diferentes desafios.

A mobilidade e a sua industrialização estão no centro de uma mudança tecnológica, sendo este um dos momentos mais decisivos de sempre para a indústria automóvel. Assistimos a desenvolvimentos similares noutras indústrias, como a mudança da máquina de escrever para o computador portátil e para o Tablet, ou a mudança da fotografia analógica para a fotografia digital.

O objectivo do BMW Group, neste contexto, é o de assumir o pioneirismo neste processo de mudança, continuando a ser a empresa líder durante a fase seguinte da mobilidade. Com uma tecnologia pioneira e protótipos inovadores, o BMW Group, fabricante de automóveis Premium, assume uma função central na construção do futuro da mobilidade individual. Os mais recentes desenvolvimentos combinam uma eficiência cada vez maior e garantem que tanto os modelos actuais como os futuros irão proporcionar o prazer de condução típico da marca.

Em virtude disso, o Grupo está a adoptar duas abordagens: evolução e revolução.

Evolução, no sentido em que o BMW Group continua a defender que o motor de combustão interna permanecerá o tipo de motor dominante para um futuro próximo. Assim, continua a apostar no desenvolvimento da tecnologia EfficientDynamics, o princípio orientador em todas as áreas de desenvolvimento de veículos. Com o BMW EfficientDynamics, o BMW Group garantiu o sucesso na redução do consumo de combustível e dos níveis de emissões através de gerações de motores novos e muito económicos, optimização da aerodinâmica, utilização da construção inovadora de baixo peso e da gestão inteligente do motor – obtendo simultaneamente uma performance superior.

Com a estratégia EfficientDynamics, o BMW Group tem ao seu dispor o conceito de salvaguarda da mobilidade sustentável individual mais eficaz a nível mundial, concebido exclusivamente tendo em vista a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2. Com a introdução de tecnologias inovadoras que apoiam a utilização responsável dos recursos naturais, o BMW Group, assume uma posição de liderança no sector automóvel. O EfficientDynamics constitui um elemento central da estratégia global de sustentabilidade do BMW Group, estabelecendo um enquadramento e salvaguardando o futuro em termos ecológicos, económicos e sociais. A sustentabilidade foi definida como um princípio fundamental da marca no ano 2000.

Este compromisso com a sustentabilidade, além da supervisão do produto, dos processos de fabrico ecológicos e dos procedimentos de reciclagem modernos, congrega ainda o desenvolvimento da empresa a longo prazo e um envolvimento social multifacetado. Na semana passada o BMW Group foi considerado, pelo oitavo ano consecutivo, o fabricante automóvel mais sustentável a nível mundial pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones.

Revolução, no sentido em que o Grupo se mantém concentrado em criar tecnologias revolucionárias, em direcção à mobilidade eléctrica.

O BMW Group está a desenvolver a médio prazo conceitos para a mobilidade isenta de emissões em áreas urbanas mais amplas. A longo prazo, o BMW EfficientDynamics significará a transição para a mobilidade isenta de emissões.
Empenhado no avanço do conceito de veículos eléctricos através do desenvolvimento da tecnologia híbrida e dos sistemas de tracção eléctrica, o BMW Group mantém os seus objectivos assentes na estratégia de sustentabilidade definida pela marca, concretizando-os através do desenvolvimento da tecnologia BMW ActiveHybrid e da mobilidade eléctrica. O facto de o motor passar a ser eléctrico criou oportunidades optimizadas para o fomento da mobilidade isenta de combustíveis fósseis, assim como da redução alargada das emissões de CO2, graças ao recurso a energias renováveis.

Em 2011, o BMW Group lançou a sua sub-marca BMW i. A BMW i é a abordagem do Grupo, no que respeita ao futuro da condução. A criação desta sub-marca muito se deveu à análise das tendências futuras. Estima-se que dentro de 20 anos 60% da população mundial esteja a residir nas cidades. Ao mesmo tempo, o Grupo defende que irá sempre haver necessidade de mobilidade individual, e especialmente mobilidade sustentável.

Sob esta nova sub-marca, a BMW apresentou os primeiros concepts BMW i3 e BMW i8. Ambos equipados com tecnologias que revelam um novo tipo de mobilidade individual. O BMW i3 será o veículo eléctrico citadino; e o BMW i8, o coupé de essência desportiva, com tração híbrida PlugIn. Ambos são autênticos veículos BMW e, como tal, garantem o puro prazer de condução, anunciado pela marca.

Os novos BMW i3 e BMW i8 foram planeados com a sustentabilidade em mente: o BMW Group tem uma central hidroeléctrica na fábrica de fibra de carbono nos Estados Unidos; e turbinas eólicas que fornecem energia para a produção dos BMW i3 e BMW i8, na Alemanha.

Como parte do desenvolvimento destes modelos futuros o Grupo tem vindo a realizar testes, em situações reais, por todo o mundo, com frotas de MINI E e BMW ActiveE. As conclusões iniciais destes estudos são evidentes: os condutores aderiram totalmente a esta tecnologia e assumem o seu entusiasmo com a ideia de usufruir de uma mobilidade que é em simultâneo Premium e sustentável.

O BMW i3 e o BMW i8 irão oferecer um conceito totalmente novo num futuro próximo, proporcionando igualmente uma mobilidade sustentável e Premium. No final de 2013, o BMW i3 será introduzido no mercado e, no ano seguinte, será a vez do BMW i8.

Como parte integrante do BMW Group, também a BMW Motorrad está a abordar a mobilidade individual de motociclos e as necessidades futuras do cliente, e encontra-se a desenvolver soluções adequadas. Neste sentido, pretende dar continuidade à mobilidade elétrica nesta fase inicial, especialmente ao nível do ambiente urbano.

Tal como acontece na BMW i (a divisão automóvel do BMW Group), também a BMW Motorrad está a apresentar igualmente concepts visionários e serviços de mobilidade, assim como o design inspirador e uma nova filosofia Premium claramente definida pela sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor.

Desta forma, com o concept “C evolution”, a BMW Motorrad apresenta também a sua solução de duas rodas para o mercado Premium que será apresentada, pela primeira vez em solo nacional. Recorde-se que seis unidades deste concept foram utilizados nos recentes Jogos Olímpicos de Londres, a propósito do patrocínio do BMW Group neste evento.

O BMW Group encontra-se presentemente a realizar testes, em condições diárias, com uma frota de mais de 600 MINI E e 1000 BMW ActiveE, veículos que funcionam unicamente a electricidade. O objectivo deste protejo é procurar respostas concretas para a mobilidade eléctrica futura.

O âmbito destes ensaios é mundial. Os testes realizados nos EUA, Europa e Ásia têm proporcionado uma resposta importante no que respeita às exigências que os veículos produzidos em série no futuro terão de satisfazer.
Realizados em colaboração com reputados organismos de investigação, empresas energéticas e autoridades governamentais, estes testes têm sido realizados por clientes que os utilizam nas suas deslocações diárias. As respostas provenientes destes clientes têm sido canalizadas directamente para o desenvolvimento dos futuros modelos BMW i.

One Response to Estratégia BMW Group sobre Mobilidade Individual apresentada na Conferência Mobility of the Future

  1. Essiemme says:
    pois, pois…

    Só que este pioneirismo da BMW já vem com pelo menos 2 anos de atraso, em relação à Nissan (por exemplo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *