Estações Quickdrop para troca rápida de baterias

Publicado em 27 de Setembro de 2009 |

O sistema Quickdrop foi desenvolvido pela Batter Place e Renault e permite a troca rápida de baterias de veículos eléctricos em estações específicas para esse feito. O processo de troca automática da bateria leva apenas 3 minutos.

Estas estações de serviço são identicas aos sistemas de lavagem automáticos, no sentido em que o condutor entra com o carro e imobiliza-o num local pré-determinado. Isto permitirá que um sistema robotizado se posicione por baixo do carro de forma a localizar o sistema de fixação da bateria. Este robot opera em sintonia com outro.

O primeiro robot remove a bateria gasta e o segundo posiciona uma bateria idêntica totalmente carregada pronta a ser montada. No final do processo, a bateria usada é transportada para um local onde será carregada de forma rápida em cerca de 30 min, podendo depois ser colocada num outro veículo.

Estes robots foram desenvolvidos de forma a poderem operar com baterias de vários tamanhos e com veículos de marcas diferentes. A Renault espera que a próxima geração de veículos eléctricos, que não são adaptações de veículos com motor a combustão interna, possam ser desenhados de raiz para poderem operar segundo este sistema. A única restrição poderá ser a necessidade de haver standards para os pontos de fixação das baterias, de forma a que o robot possa operar de forma rápida.

Este sistema está já numa fase bastante avançada de desenvolvimento e será inicialmente instalado em massa em Israel.

Nos videos seguintes mostra-se uma simulação por computador da Renault e depois uma filmagem real disponibilizada pela Better Place.

4 Responses to Estações Quickdrop para troca rápida de baterias

  1. PETER says:
    Este sistema só vai funcionar se todas as marcas aderirem a isso. Duvido…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *