Estacionamento exclusivo para veículos eléctricos

Publicado em 29 de Maio de 2012 |

Hoje, no dia 29 de Maio, em se comemora Dia Mundial da Energia, foi inaugurado em Lisboa o primeiro parque de estacionamento exclusivo para viaturas eléctricas.

O parque em causa é o do Chão do Loureiro. O parque estava já em funcionamento, mas a partir de agora passa a estar dotado de um piso exclusivamente dedicado à mobilidade eléctrica e passa a contar com uma central fotovoltaica.

Assim, este parque, junto ao Largo Adelino Amaro da Costa, passa a ser o local da capital com maior concentração de postos de carregamento para viaturas eléctricas (32, ao todo), reservando, em exclusivo, o seu 6.º piso para o estacionamento de automóveis eléctricos. Ou seja, dos 192 lugares existentes, 32 são para carros eléctricos. Por seu lado, este parque dispõe de uma central fotovoltaica na sua cobertura que permite a alimentação energética do estacionamento.

No entanto este parque havia já sido anunciado no ano passado, conforme se pode ler aqui: parque estacionamento exclusivo para eléctricos. Será que foi inaugurado 2 vezes?

Lisboa premiada pela sua sustentabilidade

A cidade de Lisboa foi hoje também premiada. Neste parque, recebeu o galardão atribuído pela WEVA – World Electric Vehicle Association -, associação que distingue as cidades pelas suas iniciativas de promoção e utilização de modos de transporte eficientes e sustentáveis, tentando que a mobilidade eléctrica seja uma realidade na vida quotidiana dos seus cidadãos.

One Response to Estacionamento exclusivo para veículos eléctricos

  1. sergio says:
    É verdadeiramente de louvar a existência de parque exclusivo para ṼEs.
    É também verdadeiramente de louvar a ignorância de colocar pontos de carga no 6º andar, se um VE está a precisar de carga a subida ao 6º andar pode obrigar a um estacionamento no 2º e a utilizar uma extensão muitoooo grannnnde :); se o carro puder ir ao 6º andar é para carregar a energia que vai gastar na subida :)!!

    Mais, para as viaturas que têm travagem regenerativa, descer depois de ter as baterias 100% carregadas pode danificá-las!

    Realmente nem arq. ou o eng. que pensou neste estacionamento nem as entidades que lhes deram os prémios se deslocam em VEs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *