A EMEL adopta veículos eléctricos Renault para a sua frota

Publicado em 8 de Janeiro de 2014 |

No dia 8 de Janeiro de 2014 a Renault entregou à EMEL cinco automóveis 100% eléctricos Kangoo Z.E..

Esta é a primeira frota em Portugal de veículos comerciais ligeiros Zero Emissões e integra-se na política de renovação da frota da EMEL que privilegia soluções mais económicas e amigas do ambiente.

Para dar resposta às suas necessidades e à aplicação de uma política de renovação da sua frota que privilegia as soluções mais económicas e ambientalmente mais responsáveis, a EMEL optou pela aquisição de automóveis eléctricos Renault Kangoo Z.E., que foram, formalmente, entregues hoje.

Renault Kangoo ZE_

Depois de um período de testes a EMEL concluiu que o Kangoo Z.E. se adapta às necessidades da frota constituindo, para além disso, uma solução com custos de utilização mais reduzidos e ambientalmente mais responsável. Os Kangoo Z.E. serão utilizados diariamente na manutenção de espaços e equipamentos e na colecta.

A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa e.m. s.a., integra o projecto europeu FREVUE que testará a utilização de veículos eléctricos na área logística e é também, neste âmbito, que concretiza a aquisição desta primeira frota, em Portugal, de veículos Comerciais Ligeiros Zero Emissões.

Para o Dr. António Júlio de Almeida, Presidente da EMEL, “o Programa FREVUE é uma oportunidade muito interessante para incluir veículos eléctricos na frota EMEL, para testar a sua eficácia para as nossas funções e para desenvolver a progressiva renovação da frota, que deve ter em conta critérios ambientais, de eficiência e de custo de utilização. Estamos convencidos, que os nossos novos veículos eléctricos vão responder com eficácia às nossas necessidades logísticas de mobilidade e que vão servir de exemplo para a adopção deste género de soluções mais amigas do ambiente por parte de outras empresas nacionais e europeias”.

Para Xavier Martinet, Administrador-Delegado da Renault Portugal, SA, “esta frota da EMEL é mais um passo no sentido do desenvolvimento da mobilidade eléctrica. Para a Renault o desenvolvimento de uma mobilidade cada vez mais sustentável é um dos objectivos nucleares da empresa e a mobilidade eléctrica é o coração desta estratégia. Esta aquisição por parte da EMEL prova que é possível compatibilizar a oferta Zero Emissões com as necessidades diárias, e de utilização intensiva, de empresas e, nomeadamente de operadores logísticos”.

A entrega formal desta pequena frota eléctrica foi realizada no Parque do Chão do Loureiro, em Lisboa, por Xavier Martinet Administrador-Delegado da Renault Portugal tendo sido a EMEL representada pelo seu Presidente, Dr. António Julio de Almeida.

O Parque de estacionamento do Chão do Loureiro é um Parque multifuncional da EMEL, que entre várias outras valências, tem um piso dedicado a veículos eléctricos, onde todos os lugares estão equipados com um ponto de carregamento eléctrico.

[learn_more caption=”sobre o FREVUE”] O projecto FREVUE envolve um consórcio com Autoridades, Indústria e Universidades de 8 Estados Membros da União Europeia, que pretende demonstrar soluções logísticas com a aplicação do veículo eléctrico para optimização da eficiência logística urbana e para melhoria da gestão do fluxo de transporte e redução do impacto ambiental em áreas urbanas. Lisboa é uma das 8 cidades eleitas para acolher este projecto, liderado por Londres, e que conta com a participação de Madrid, Estocolmo, Oslo, Roterdão, Amesterdão e Milão. Cada cidade terá programas específicos na área da mobilidade urbana e logística com utilização de veículos eléctricos, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre as cidades parceiras.

Este projecto foi seleccionado pela Comissão Europeia, em competição com outros consórcios internacionais, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (7.º PQ).

O teste em Lisboa será desenvolvido pela EMEL, CTT e CML que adquirem veículos neste âmbito para testar no seu trabalho regular na área logística da cidade.
[/learn_more] [learn_more caption=”Sobre a EMEL”] A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, e.m s.a. tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques de estacionamento e de Bairros Históricos.

A sua actuação visa a melhoria da acessibilidade e estacionamento na cidade de Lisboa, garantindo a segurança e qualidade da mobilidade urbana. Nesse sentido, tem desenvolvido um conjunto de acções de sensibilização, bem como introduzido diferentes soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento.
[/learn_more]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *