Efacec instala postos de carregamento rápidos na Noruega

Publicado em 15 de Dezembro de 2012 |

A portuguesa Efacec foi a seleccionada para instalar uma rede de carregadores rápidos de veículos eléctricos na Noruega, fortalecendo assim a internacionalização desta área de negócio iniciada com a criação do MOBI.E, escreve o Diário Económico.

Segundo o jornal, o projecto “Estrada do Ártico” prevê a criação de 250 postos de abastecimento, com três carregadores rápidos cada, o que equivale a uma encomenda da ordem dos 20 milhões de euros, revela o director da área de transportes do grupo português, Pedro Silva. A rede deverá ficar concluída em 2015.

A electromecânica está apostada em ganhar a Europa, em especial os mercados nórdicos e a Alemanha. A parceria que acabou de formalizar com a sueca Garo, empresa líder de mercado nos postos lentos e que actua na Finlândia, Noruega e Irlanda, além do seu mercado doméstico, foi mais um passo nessa estratégia.

O acordo firmado prevê que a Garo comercialize em exclusivo os produtos Efacec de mobilidade eléctrica nesses países. Como salienta Pedro Silva, o Norte da Europa apresenta forte potencial para o desenvolvimento deste negócio e esta parceria responde à necessidade da proximidade: “Sentimos que em alguns mercados sem presença local é mais difícil”, afirmou.

A estas novas conquistas do grupo electromecânico soma-se o fornecimento de carregadores para uma frota de táxis eléctricos em S. Paulo, no Brasil, e a criação de uma pequena rede na África do Sul no âmbito de um projecto-piloto da Nissan e o governo local, adianta Pedro Silva.

Toda esta estratégia de internacionalização, afirma Pedro Silva, teve por base o projecto MOBI.E, uma vez que “permitiu desenvolver toda uma tecnologia e uma indústria nacional” ligada à mobilidade eléctrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *