e-Vivacity, a scooter eléctrica da Peugeot

Publicado em 4 de Abril de 2011 |

As scooters eléctricas são já parte integrante do mercado dos veículos de duas rodas há já algum tempo. Lembramos por ex a diversidade de modelos presentes no encontro de veículos eléctricos de 2010.

A Peugeot quer fazer parte integrante desse mercado com uma oferta diversificada que não se resume ao Peugeot iOn. Desta forma anunciou agora a e-Vivacity. Esta não é a primeira scooter eléctrica da Peugeot, que já em 1996 tinha a Scoot’elec. Mas ao contrario desse modelo que usava baterias nickel-cadmio, a e-Vivacity tem um pack de baterias de iões de lítio de fabrico da empresa Saft.

Segundo o fabricante, a e-Vivacity pode ser recarregada em 4 horas numa tomada eléctrica normal até 100% da capacidade. Contudo em apenas 2 horas é já obtida 80% da carga total.

A autonomia desta scooter eléctrica é de 96km e atinge uma velocidade máxima de 45km/h, o equivalente a uma scooter convencional de 50cc a gasolina.

A e-Vivacity é ideal para o tráfego urbano, onde a velocidade máxima e a autonomia não são um problema. O custo de utilização é contudo inferior ao da scooter equivalente, sendo apontado pela Peugeot como 1/10 face à scooter a gasolina. Não foram contudo divulgados ainda detalhes sobre o preço.

Esta scooter parece ser também parte integrante da oferta UM by Peugeot, um serviço de mobilidade que ainda não está disponível em Portugal e que permitirá disponibilizar um veículo eléctrico de características diferentes aos detentores do Peugeot iOn. Por ex, se precisar de transportar mais do que 4 pessoas, ou transportar objectos volumosos, a Peugeot disponibilizar um serviço de substituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *