Citroen C-Zero

Publicado em 11 de Novembro de 2009 |

O nome não podia ser mais feliz. A Citroen anunciou o seu novo carro eléctrico, o C-Zero. Zero litros de gasolina, zero emissões de CO2, zero ruídos! Com o C-Zero, a Citroën enriquece a sua oferta no segmento dos pequenos veículos com uma solução 100% eléctrica.

O lançamento do C-Zero está previsto para o último trimestre de 2010, e este modelo, foi desenvolvido, como já foi referido aqui, em colaboração com a Mitsubishi, sendo um irmão gémeo do Mitsubishi i-MiEV e do Peugeot iOn. Este modelo constituirá a segunda proposta da marca em matéria de veículos eléctricos, juntando-se ao Berlingo First Eléctrico, desenvolvido com a Venturi. No mercado francês, estes dois modelos estão ao abrigo do programa governamental que oferece um bónus de 5000 euros na compra de um veículo eléctrico.

O C-Zero disponibiliza quatro lugares para os passageiros e uma bagageira que oferece 170 litros de capacidade, o C-Zero está equipado com um motor síncrono com íman permanente que debita 64 cv entre as 3000 e as 6000 rpm e um binário máximo de 180 Nm a partir das 2000 rpm. A potência é transmitida às rodas traseiras através de um redutor.

A alimentação do motor é assegurada por baterias de iões de lítio colocadas debaixo dos bancos dos passageiros. A sua recarga é feita através de um cabo que pode ser ligado a uma qualquer tomada doméstica de 220 v. Uma carga total demora 6 horas a ser completada. É possível, através de uma tomada trifásica (400 v) carregar 80 por cento da bateria em apenas 30 minutos, o que torna o carregamento bastante mais rápido.

A autonomia anunciada é de cerca de 130 quilómetros, o que lhe permite aventurar-se sem problemas num ambiente extra-urbano. Em França, 70 por cento dos trajectos quotidianos semanalmente feitos com automóveis, são inferiores a 30 quilómetros, para uma média global de 40 quilómetros.

Ao nível do seu desempenho, a Citroen anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 15 segundos e retomas de aceleração dos 60 aos 90 km/h em 6 segundos.

A marca revela ainda que, quando chegar ao mercado, o C-Zero vai destacar-se igualmente pelo equipamento de conforto e segurança: incluindo direcção assistida, ABS, ASR, ESP, vidros eléctricos, 6 airbags, caixa telemática autónoma para a chamada de emergência e o ar condicionado.

citroen-c-zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *