Cepsa e Endesa inauguram ponto de recarga rápida em Espanha

Publicado em 18 de Abril de 2011 |

A CEPSA e Endesa inauguraram recentemente o primeiro ponto de recarga rápida para veículos eléctricos em Espanha, situado num dos postos CEPSA em Barcelona. Na cerimónia, presidida pelo Presidente da Câmara de Barcelona, Jorgi Hereu, marcaram presença o Administrador Delegado da CEPSA, Francisco Calderón, e o Director Geral de Comercialização da Endesa, Javier Uriartre, entre outras Autoridades e representantes.

Esta inovadora infraestrutura de recarga encontra-se dentro da primeira “ilha de energia Endesa”, que se instalou em Espanha. Nesse local, os Clientes contam com uma área de estacionamento sinalizada e reservada para tal uso. Com esta tecnologia, os veículos que integrem a possibilidade de recarga rápida, poderão recarregar até 50% da bateria em apenas 10 minutos. Durante a apresentação foi realizada uma demonstração de recarga com o novo veículo eléctrico Nissan Leaf.

Acordo CEPSA e Endesa

Esta acção insere-se no acordo de colaboração definido pelas duas Companhias para realizar conjuntamente o desenvolvimento, testes e implementação de uma rede de pontos de recarga de veículos eléctricos e híbridos em postos de abastecimento da CEPSA. Este acordo foi apresentado em Fevereiro do ano passado pelo presidente do Grupo CEPSA, Santiago Bergareche, e da Endesa, Borja Prado. O objectivo subjacente a esta parceria passa por desenvolver e testar soluções técnicas que garantam a viabilidade comercial destes veículos e seus processos de recarga.

Fruto deste acordo, já estão operativos também em Madrid, dois pontos de recarga normal na Área de Serviço de Campo de las Naciones de Madrid.

A CEPSA expressou o seu interesse e sua plena implicação no desenvolvimento do veículo eléctrico, pela sua importante contribuição para os objectivos de sustentabilidade, desenvolvimento económico e criação de valor.

A CEPSA está presente em Portugal há 48 anos. A sua presença neste mercado foi reforçada a partir de 1991, por via da integração na CEPSA da refinaria (La Rábida), em Huelva, que permitiu uma maior proximidade geográfica das instalações de produção e das infra-estruturas logísticas a este mercado. Actualmente, a CEPSA comercializa em Portugal combustíveis, carburantes, lubrificantes, gás de petróleo liquefeito (butano e propano), betumes, tendo dado início também à distribuição de combustíveis para marinha e aviação. Dispõe de infra-estruturas de abastecimento e armazenamento que incluem a instalação de Matosinhos, localizada perto do Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *