Carros eléctricos triunfam no Carro Mundial do ano 2011

Publicado em 21 de Abril de 2011 |

O Nissan Leaf, é o grande vencedor do prémio World Car Of The Year 2011, o título mais cobiçado da indústria automóvel mundial. O anúncio foi feito, durante o Salão Automóvel de Nova Iorque. O Leaf levou o principal troféu, enquanto o Chevrolet Volt venceu o troféu de carro ecológico do ano 2011. É sem dúvida uma excelente notícia para os carros eléctricos, uma vez que é a primeira vez que um carro eléctrico vence este troféu.

O Nissan Leaf, que sucede ao Volkswagen Polo como «Carro Mundial do Ano», foi distinguido por um júri de 66 jornalistas especializados em representação de 25 países, destronando modelos como o BMW Série 5 e o Audi A8, os outros dois finalistas deste troféu.

“É uma grande satisfação que o primeiro veículo eléctrico do mundo comercializado em massa, o Nissan Leaf, tenha ganho o tão prestigioso prémio de Carro Mundial do Ano 2011”, afirmou o Presidente e CEO da Nissan Carlos Ghosn. “Este prémio reconhece o Nissan Leaf, pioneiro em mobilidade com emissões zero, como equivalente em desempenho de condução, silêncio e comportamento quando comparado com os veículos de motores de combustão. E confirma a visão clara da Nissan e os valores de mobilidade sustentável que queremos oferecer a todos os nossos clientes.”

Para os jurados do prémio do Carro Mundial, “o Leaf é a porta de entrada da Nissan para o novo mundo eléctrico. Com 5 lugares e 5 portas é o primeiro veículo eléctrico do mundo especialmente produzido para ser comercializado em massa. Consegue alcançar mais de 160 km com a bateria totalmente carregada, demora cerca de 8 horas a recarregar utilizando uma fonte de alimentação de 220-240V e produz zero emissões. O seu baixo centro de gravidade permite uma enorme agilidade em curva quase sem rolamento nem subviragem. A boa notícia? É semelhante a um carro normal, apenas mais silencioso.”

O júri anunciou também os vencedores das restantes categorias. O Aston Martin Rapide conquistou o troféu de “World Design of the Year 2011”, o Ferrari 458 Italia venceu o Porsche 911 Turbo e o Mercedes SLS AMG ao arrecadar o título de “World Performance Car of the Year”. Por último, o Chevrolet Volt, conforme já referimos, levou a melhor na categoria “World Green Car of the Year”, à frente do Nissan Leaf e BMW 320d Efficient Dynamics Edition.

O Carro Mundial do Ano teve a sua primeira edição em 2004, sendo os vencedores escolhidos por um vasto leque de jornalistas especializados da Ásia, Europa e América do Norte.

One Response to Carros eléctricos triunfam no Carro Mundial do ano 2011

  1. António A. V. Dias says:
    O caminho para o desejável não é penoso ,penoso é perturbar persistentemente o Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *