Carregamento em 10 minutos?

Publicado em 12 de Outubro de 2011 |

Uma das grandes desvantagens dos veículos eléctricos é a sua constante necessidade de carregamentos, que podem durar, na maioria dos casos, entre 6 a 8 horas. Se o carregamento de um carro eléctrico demorasse apenas 10minutos, compraria esse carro eléctrico mais rapidamente?

Se respondeu afirmativamente, então a Nissan, dentro de alguns anos poderá ter a solução para si. A marca nipónica e a Kansai University criaram um novo tipo de carregador, que se baseia na alteração dos componentes dos eléctrodos da bateria, e que pode reduzir o tempo de espera até apenas 10 minutos.

Enquanto os actuais carregadores utilizam eléctrodos de carbono, estes novos modelos têm como ponte de partida eléctrodos de óxido de tungsténio e óxido de vanádio, mais eficientes.

Apesar de a Nissan já ter descoberto a tecnologia, esta apenas poderá ser comercializada dentro de dez anos. É muito tempo, mas há que admitir que a descoberta poderá revolucionar toda esta indústria.

Um exemplo: as estações de serviço não seriam muito diferentes do que são hoje. No futuro, os carros poderão ficar a carregar enquanto os seus ocupantes tomam um café ou descansam da viagem. E se formos a pensar bem, dez anos até nem é assim tanto tempo. Pelo menos para o tipo de revolução que poderemos estar a assistir.

One Response to Carregamento em 10 minutos?

  1. josé pinho says:
    Já não basta o preço dos carros electricos ser um roubo ? Só daqui a dez anos é que se pode usufruir de uma tecnonogia que já existe ? Andam a brincar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *