Carregamento de baterias wireless

Publicado em 6 de Novembro de 2010 |

Já tínhamos feito aqui referência a soluções de carregamento de baterias wireless. Nessa altura referimos o sistema Plugless Power da Evatran. Mas agora também a Delphi Automotive em parceria com a companhia WiTricity está a ultimar uma solução remota que pode ser usada em qualquer local para carregar as baterias de carros eléctricos.

O tradicional carregamento de veículos eléctricos através de fios e tomadas poderá não ser uma das únicas soluções para carregar baterias. Isto porque o fabricante de componentes Delphi chegou a acordo com a WiTricity Corp. para o desenvolvimento de soluções de carregamentos de baterias sem fios (wireless), com funcionamento semelhante aos sistemas Bluetooth dos telemóveis.

Com esta solução, a empresa pretende fazer com que carregar um carro eléctrico passe apenas por estacionar numa garagem ou estacionamento público, eliminando-se assim uma das principais reticências do mercado: a ausência de postos de carregamento em número suficiente.

De acordo com a Delphi, o sistema desenvolvido pela WiTricity Corp. permite a colocação de uma unidade de carga no pavimento do local de estacionamento, unidade essa que, através de ressonância magnética, consegue transferir uma potência máxima de 3300 watts, suficiente para colocar as baterias de um veículos eléctrico a cem por cento – a participação da Delphi no projecto passa por criar a unidade receptora no veículo.

2 Responses to Carregamento de baterias wireless

  1. Domingos Tavares says:
    É espantoso, como só agora (e mesmo assim com mais recuos que avanços),o homem pensou utilizar a electricidade para este fim! Sendo a electricidade uma fonte inesgotável, para além de muitas outras vantagens e conhecido o seu potencial valor, pelo menos desde a revolução industrial, faria sentido que não fosse preterida, face aos combustiveis fóceis, pelo menos para este tipo de utilização, que tanto tem a ver com o nosso ben-estar e o ben-estar do proprio planeta em que vivemos. Não se compreende é o porquê, destes veiculos que vão incorporar uma tecnologia mais reduzida que os actuais, aparecerem com preços tão elevados.
  2. Aires says:
    Meu caro Domingos

    A energia eléctrica não é uma fonte inesgotável… é um vector de energia! Ela é produzida através de diversas fontes que poderão ser, ou não, renováveis!
    A tecnologia eléctrica de facto já existe a imenso tempo, mas nunca foi resolvido completamente o problema do armazenamento da energia!… este tem sido o calcanhar de Aquiles dos veículos eléctricos!
    Já temos eléctricos há mais de um século, mas ligados a catenárias ou a carris electrificados! Acha que ninguém pensou nisto antes?
    Curiosamente, foi o advento do telemóvel que promoveu o desenvolvimento de baterias cada vez mais energéticas e, por acaso, permitem já uma utilização “razoável” em carros eléctricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *