Bosch eBike

Publicado em 1 de Setembro de 2011 |

A Bosch está a divulgar a nova geração do seu novo sistema de transmissão eBike com o “drive Unit 45” no evento Eurobike que decorre em Friedrichshafen, na Alemanha. Este evento decorre até ao dia 3 de Setembro. Comparado com outros sistemas semelhantes, que conseguem velocidades até 25km/h, o novo sistema possibilita velocidades até 45km/h, possibilitando deslocações mais rápidas de bicicleta eléctrica. As grandes novidades são a potência do motor, o sistema drive-off que permite arrancar sem pedalar e o facto de que a Bosch se afirma definitivamente como um fornecedor de tecnologia para os fabricantes de bicicletas eléctricas.

A Bosch não fabrica bicicletas eléctricas, mas fornece este sistema para vários fabricantes, nomeadamente a Cannondale, que participou no seu desenvolvimento. Mas apesar da colaboração estreita com a Cannondale, o sistema é disponibilizado a outros fabricantes. A nova versão do eBike poderá chegar ao mercado nos finais deste ano.

O Bosch eBike é composto pelo sistema Drive Unit 45 com o motor eléctrico, 3 sensores, um pack de bateria de iões de lítio (288 Wh, 36 V, 8 Ah) e um HMI (human-machine interface). O tempo de carregamento da bateira é de 2,5h para um carregamento completo. O pack de baterias está disponível em duas versões consoante o local de montagem na bicicleta.

O coração do novo sistema de transmissão é assim um poderoso motor eléctrico de potencia nominal de 350 watts, que pode até durante curtos períodos de tempo gerar 500 watts, com 50Nm de binário. Estes valores mostram claramente a potência do sistema, para uma autonomia que pode variar entre os 40 e os 105km.

O sistema HMI apresenta o nível da bateria e permite que os utilizadores escolham entre até quatro distintas configurações de potência, disponibilizando uma assistência eléctrica à pedalagem de 0 a 150%. Os quatro modos permitidos por este sistema são: o Eco (autonomia máxima), o Tour (configuração standard), o Sports (condução dinâmica), e o Speed (velocidade máxima). Os fabricantes de bicicletas podem escolher quais dos modos são permitidos nos seus veículos, tendo em conta o género de bicicleta no qual estão a incorporar o sistema.

Uma característica deste sistema é a liberdade de design que ele oferece aos fabricantes de bicicletas eléctricas. O motor fica posicionado junto aos pedais e é dotado de vários sensores para permitir a ajuda do ciclista. Estes sensores calculam o quanto o motor vai ajudar dependendo da força das pedaladas e da velocidade da bicicleta. Tudo isso mantém uma velocidade média e através de pedaladas suaves. O sistema é extremamente eficiente gastando pouca energia devido ao uso desses sensores. O facto de o motor estar no ponto mais baixo do quadro, também ajuda na condução.

Com o novo sistema não é necessário qualquer força de pedais para iniciar o movimento da eBike. Com um sistema denominado drive-off, exclusivo da Drive Unit 45, seja qual for a velocidade engrenada, é possível alcançar velocidades até 18km/h sem qualquer força muscular.

A unidade Bosch eBike é robusta e livre de manutenção. Ele é capaz de suportar poças de água, bem como o impacto de pedras em estradas de montanha. Os engenheiros da Bosch foram exigentes no desenvolvimento desta unidade. Com base na experiência dos principais fornecedores do mundo automotivo, que submeteram o sistema a duras condições ambientais, como a névoa de sal, as condições industriais e mudanças extremas de temperatura.

A Bosch tem uma história de 125 anos. A empresa iniciou-se no mercado das bicicletas no ano de 1923, com mais de 20 milhões de bicicletas vendidas. Em 2010 a Bosch dedicou-se ao sistema de transmissão eBike. A Bosch fornece este sistema a fabricantes de bicicletas eléctricas. Eram 14 os fabricantes de bicicletas eléctricas a usar este sistema na sua geração anterior, mas agora, são já 25, o que mostra o sucesso da empresa e deste sistema.

6 Responses to Bosch eBike

  1. eduardo says:
    Este sistema vai ser vendido ao publico ?
    ou seja , poderei eu , comprar uma unidade apenas ?
  2. VEpt says:
    Não foi fornecida informação clara sobre isso, mas creio que não está disponível para venda.
  3. Paulo Porto says:
    Espero que seja logo comercializado…estou na expectativa!
  4. celma says:
    Gostaria de saber se qualquer pessoa sem habilitaçao pode usar uma bike dessa?
  5. Martín says:
    As e-bikes já são parte de nosso presente.
  6. Francisco Ferreira says:
    por favor, qual a referencia e preços para bateria bosch para ebike 500w
    cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *