Bicicletas eléctricas a energia solar

Publicado em 16 de Setembro de 2011 |

A população de Cascais já pode alugar bicicletas eléctricas que funcionam a energia solar, um projecto que visa promover a sustentabilidade e ser uma solução de mobilidade para o futuro.

Além das tradicionais “biCas” – bicicletas grátis ao dispor da população e que registam uma média anual de 27 mil alugueres – a Câmara de Cascais colocou ontem ao serviço dos munícipes mais oito bicicletas eléctricas e que funcionam por energia solar.

Estas bicicletas são feitas de vidro, alumínio e aço, com baterias que podem ser carregadas com recurso a energia solar, através de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados de dois “bikesports”, na Rotunda da Guia. Depois de totalmente carregada, ao fim de quatro horas, a bicicleta tem capacidade para percorrer até 70 quilómetros, podendo ir até ao Guincho ou Carcavelos e voltar sem fazer grande esforço físico, uma vez que o veículo tem um motor que pode atingir a velocidade máxima de 25 quilómetros por hora.

As bicicletas, oferecidas por uma empresa alemã que escolheu Cascais como parceiro para a primeira instalação do género na Península Ibérica, estão instaladas junto ao posto das “bicas”, na Guia, onde é feita o carregamento da energia.

De acordo com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a novidade é uma forma de “contribuir para a promoção de energias verdes e, por essa via, para a sustentabilidade ambiental”. “Ao aderirmos a este projecto estamos também, em Portugal e na Europa, a dar um sinal importante no sentido da democratização daquela que será, certamente, uma das mais viáveis opções de futuro ao nível da mobilidade: a bicicleta eléctrica”, acrescentou.

O projecto representa um investimento de cerca de oito mil euros. À Câmara de Cascais competirá apenas a gestão dos novos equipamentos, através de um sistema de aluguer semelhante às “bicas” mas com necessidade de se efectuar uma caução no acto de levantamento e que será devolvida no acto da entrega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *