Bicicleta eléctrica: Qoros eBIQE Concept

Publicado em 10 de Março de 2014 |

A Qoros apresentou no Salão de Genebra um conceito de uma bicicleta eléctrica. A bicicleta chama-se Qoros eBIQE Concept. Trata-se de uma bicicleta que tem ligação à internet, com possibilidade de várias utilizações, tal como o complemento das viagens diárias para o trabalho, laser ou até aventuras em off-road.

Qoros-eBIQE-Concept-10

A bicicleta tem 3 modos distintos de utilização: pedalar normalmente, pedalar com assistência eléctrica, ou utilização 100% eléctrica.

Ao usar o motor eléctrico, existem ainda 3 modos distintos: Street, Eco e Power. O primeiro limita a velocidade a 25km/h, o segundo maximiza a eficiência eléctrica. O modo Power permite a maior aceleração e uma velocidade máxima de 65km/h. Esta bicicleta possui também travagem regenerativa.

Qoros-eBIQE-Concept-9

O motor eléctrico produz um binário de 60Nm, permitindo que a eBIQE Concept atinja os 25km/h em apenas 2s, quando no modo Power. A aceleração de 0 a 65km/h demora 8.5s. A autonomia varia entre os 80km e os 120km consoante a utilização. O tempo de carregamento é de 80 minutos.

Voltando a falar da conectividade à internet, a bicicleta Qoros usa a tecnologia QorosQloud, que já é usada nos automóveis da Qoros. Uma ligação permanente 3G, e um display de 5 polegadas com tecnologia touch permite operar os vários modos e a ligação à cloud. O mesmo pode ser feito directamente na internet, através de um smartphone, tablet ou PC, no site dedicado da marca ou usando uma app específica.

Qoros-eBIQE-Concept-13

Entre as funcionalidades disponibilizadas na cloud incluem-se o planeamento dos percursos, navegação inteligente, verificação da carga da bateria, autonomia, pressão dos pneus, assim como toda a integração com as redes sociais.
Outra das características interessantes deste conceito é o sistema de reconhecimento de impressões digitais, que permite a utilização da bicicleta por mais que um utilizador.

Considerando que o mercado Chines possui 130 milhões de bicicletas eléctricas, é um mercado atractivo para a Qoros e este modelo poderá entrar em produção rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *