Baterias do Volt usadas em habitações

Publicado em 27 de Novembro de 2012 |

A General Motors e a ABB estão a reutilizar as baterias do Chevrolet Volt em habitações particulares, dando-lhe uma nova utilização. Segundo informação divulgada por estas empresas, cinco baterias usadas podem ser inseridas numa unidade modular e são capazes de fornecer a electricidade necessária a um número entre três e cinco moradias de dimensão média, durante duas horas.

O funcionamento desta fonte de alimentação ininterrupta e sistema de equilíbrio da rede foi demonstrado durante a Experiência de Electrificação da GM. A unidade protótipo forneceu os 25kW de potência e os 50kWh de energia consumida pela iluminação e equipamentos audiovisuais, que estavam isolados da rede, durante toda a duração da experiência.

Esta é o primeiro teste conhecido em que se usam as baterias para esta finalidade, embora em tempos se tenha usado um Leaf para alimentar uma habitação e mesmo a GM já tinha feito testes semelhantes. A GM está interessada em investigar sobre a utilização de baterias usadas, podendo estas serem usadas durante algum tempo antes de serem recicladas.

Na experiência, o sistema de armazenamento de energia funcionou em modo remoto de reserva de alimentação. A totalidade da energia requerida pela instalação procedia de baterias de veículos Volt, por meio do sistema de armazenamento de energia utilizando inversores da ABB.

No futuro, uma aplicação semelhante a esta poderá ser utilizada para fornecer residências ou edifícios comerciais durante os apagões, para armazenar energia durante os períodos nos quais esta é mais barata, aproveitá-la nos picos de procura, ou para suprir faltas da produção de energia solar, eólica ou qualquer outra energia renovável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *