Autocarro eléctrico entra em funcionamento em Gaia

Publicado em 9 de Setembro de 2011 |

O autocarro eléctrico da Caetano Bus – 2500 EL – começa hoje a circular nas ruas de Vila Nova de Gaia. O veículo de origem portuguesa, com capacidade para transportar entre 50 e 60 passageiros, “funcionará como um ‘shuttle’ na Avenida da República, ligando o interface junto à EN222 e a estação do metro de D.João II ao Jardim do Morro”, refere o Jornal de Notícias (JN).

O veículo irá funcionar todos os dias da semana, das seis horas da manhã à uma hora da madrugada, com uma frequência de 15 minutos e sem direito a pausas durante o fim-de-semana. Segundo o jornal, “as viagens são gratuitas, com direito a pegada e largada de passeios nas paragens existentes ao longo da Avenida da República”.

“No entanto, como não possui autonomia suficiente para assegurar um serviço contínuo, o autocarro eléctrico recolherá três vezes ao dia para carregar as baterias”, refere o JN. Durante esses períodos, será substituído por um veículo movido a diesel, de aparência semelhante.

Para o carregamento diurno será usado um posto de abastecimento rápido MOBI.E no interface da estação do metro da D. João II e para o carregamento nocturno o posto de carregamento da Salvador Caetano.

A utilização do autocarro eléctrico na cidade resulta da necessidade da Salvador Caetano (que partilha a concepção do autocarro com a Efacec e o INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) de testar o autocarro eléctrico em circuito urbano. Gaia acolhe a experiência, sem custos para o município, durante as próximas oito a 12 semanas.

O autocarro circulará nas ruas de Gaia a partir desta tarde. Durante a manhã, o autocarro será apresentado ao ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Silva, nas instalações da Salvador Caetano.

fonte: mobie.pt

2 Responses to Autocarro eléctrico entra em funcionamento em Gaia

  1. Vitor Santos says:
    Bravo. Espero que em breve tenhamos muitos veículos destes a circularem nas nossas cidades.
  2. PAULO JORGE MOURA says:
    Excelente notícia esta dos autocarros eléctrico!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *