Apresentação do projecto Mobi2grid

Publicado em 15 de Fevereiro de 2011 |

É apresentado hoje na Maia o projecto Mobi2grid. O projecto transfronteiriço “mobi2grid: corredor de mobilidade eléctrica Porto-Vigo”, que hoje arranca no terreno e que se estima estar concluído em Outubro deste ano, vai custar 1,8 milhões de euros.

O projecto inclui a colocação de oito postos de recarregamento eléctrico na autoestrada 3, que liga Portugal a Espanha, bem como um sistema de monitorização do projecto e um conjunto de postos de abastecimento na cidade de Vigo.

O sistema será financiado a 70% por fundos comunitários (IFDR), sendo que os outros 30% ficam a cargo dos promotores do projecto, sendo este investimento dividido a 50% pelos investidores privados dos dois países.

A concretização do mobi2grid estará a cargo de empresas portuguesas e espanholas, sendo que a adjudicação dos concursos terá também uma divisão igualitária. Entre as empresas nacionais que estarão a comandar o processo, destacam-se a EFACEC, a Critical Software, a Inteli e a Novabase.

Portugal será responsável, dentro desta iniciativa, pelo sistema de controlo de monitorização de todos os postos de abastecimento da rede, bem como pelos postos de carregamento.

Hoje, no lançamento do projecto, João Dias, presidente da mobi.E, entidade gestora do projecto de mobilidade eléctrica em Portugal, reforçou a importância desta iniciativa pioneira, mostrando que Portugal e a Galiza estão a dar um sinal claro à Europa sobre a importância deste tipo de transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *