Antevisão do Salão Internacional de Frankfurt

Publicado em 13 de Setembro de 2009 |

Foram muitas as referências já ao Salão de Frankfurt e às novidades que o mesmo pode mostrar em relação aos veículos eléctricos. O Salão é um dos mais importantes a nível mundial mas este ano, para além de todos os modelos que as marcas vão mostrar, haverá um grande número de modelos híbridos e completamente eléctricos que serão exibidos no salão. É o Salão Automóvel do Futuro…

A Consciência de que os preços do petróleo actuais podem mudar a qualquer momento, levou a que quase todas as marcas aceleraram o desenvolvimento de motorizações híbridas ou eléctricas, mas também em muitos casos versões mais poupadas ou ecologicamente optimizadas.

Esta tendência tem se vindo a acentuar nos últimos anos, mas nunca como agora se prevê para o Salão de Frankfurt, houve tantos automóveis eléctricos a serem apresentados ou veículos com motorizações alternativas. Esta é alias uma das temáticas do evento deste ano.

A tendência do evento estará centrada nas mobilidades do futuro ou alternativas que libertem ou dêem o pontapé de saída para uma verdadeira libertação da dependência do Petróleo.

Por outro lado o desenvolvimento das baterias parece estar a ganhar uma velocidade como nunca teve, tornando assim mais próxima a proliferação das motorizações Zero-Emissões. São várias as parcerias já anunciadas e as novas fábricas, entre as quais em Portugal, que irão no futuro desenvolver as baterias.

Contudo, não se pense que a massificação do veículo eléctrico está próxima! Os preços ainda não são competitivos, o tempo de carga, a autonomia e o custo das baterias ainda não estão próximos dos ideais.

O que é importante realçar aqui, e com as tendências actuais, é que as preocupações ambientais já não são só um exclusivo dos ecologistas. Até porque desenvolver veículos automóveis cada vez mais limpos começa a ser um forte argumento nas vendas, até porque muitas vezes significam benefícios fiscais.

Ainda no campo das apresentações em Frankfurt, haverá apresentação de automóveis eléctricos ou protótipos para todos os gostos, desde o citadino até aos mais desportivos. Há muitas expectativas para ver o Peugeot iOn, toda a gama Renault, mesmo o Nissan Leaf, mas também o futuro Audi R8 eléctrico. Mesmo o AMG SLS que será apresentado em Frankfurt, terá dentro de dois anos uma variante eléctrica com 4 motores, um por cada roda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *