Ampera no final de 2011

Publicado em 25 de Agosto de 2009 |

A Opel voltou a confirmar que o seu modelo eléctrico com extensor de autonomia estará pronto para ser produzido no final de 2011. Este modelo, que equipara ao Chevrolet Volt, será uma das estrelas do stand da Opel no Salão automóvel de Frankfurt que se realiza em Setembro, ainda para mais a jogar em casa.

Como foi já descrito aqui, o Ampera está dotado da tecnologia de motorização eléctrica voltec, que opera de forma diferente de outros sistemas em veículos eléctricos. Trata-se de um veículo eléctrico com extensor de autonomia (E-REV, Extended-Range Electric Vehicle), que utiliza electricidade como fonte primária de energia e gasolina como fonte secundária para gerar electricidade.

As rodas do Opel Ampera são accionadas permanentemente, a qualquer velocidade, por electricidade. Em deslocações até 60 km de distância, o motor eléctrico é alimentado exclusivamente com electricidade armazenada numa bateria de iões de lítio com capacidade de 16 kWh. Quando a carga da bateria chega ao mínimo, o sistema acciona automaticamente um motor-gerador de electricidade para alargar a autonomia do Ampera para além de 500 km. A bateria do Ampera pode ser recarregada através de qualquer tomada convencional de corrente de 220-230V.

O sistema de propulsão do Ampera gera 150 cavalos de potência e 370 Nm de binário máximo, o que, segundo a marca alemã, permitirá ao primeiro Opel eléctrico acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e uma velocidade máxima de 161 km/h.

Nos artigos relacionados encontrará mais informação sobre o Ampera e o seu sistema de propulsão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *