ABB cria carregador rápido compatível com CHAdeMO

Publicado em 25 de Julho de 2011 |

A multinacional ABB está a lançar um carregador rápido de corrente contínua para veículos eléctricos, que permite efectuar cargas de grande potência sem sobrecarregar os veículos com peso e custos significativos.

Segundo a empresa, os novos carregadores estão a ser reconhecidos como um “elemento chave para a mobilidade eléctrica”, uma vez que podem ser “partilhados por muitos veículos”.

“Ao contrário da carga CA, que se baseia num pequeno conversor de carga situado no interior do automóvel, adequado para carregamentos durante a noite, os carregadores rápidos CC passaram o conversor de carga para o exterior do automóvel, para infra-estruturas onde pode ser partilhado por muitos veículos”, explica a empresa em comunicado.

O carregador foi oficialmente apresentado na última Feira de Motores de Genebra, em Março. De acordo com a ABB, este carregador de parede pode aumentar a carga de uma bateria de carro de 20 para 80% em 15 minutos, o suficiente para fazer 100 kms em condições normais.

Durante a feira, o sistema carregou todos os veículos eléctricos que seguem o padrão CHAdeMO para carregamento rápido. A norma CHAdeMO é a mais amplamente aceite para carregamento rápido de CC, tendo sido já homologada por um grande número de fabricantes automóveis.

Neste projecto, a ABB trabalhou em conjunto com os engenheiros da Tokyo Electric Power Corporation, tendo o sistema sido certificado em Novembro de 2010.

Durante o dia-a-dia, a maioria dos veículos faz apenas distâncias pequenas, o que significa que a maioria dos veículos eléctricos pode ser carregada a partir de um ponto de carga padrão, em casa ou no trabalho. No entanto, para viagens longas, as baterias podem precisar de um reforço, e é aqui que entra o carregador rápido da ABB.

“A melhoria nos equipamentos de carga de veículos eléctricos está a ajudar a tornar mais próxima da realidade a aquisição de transportes eléctricos por parte do público. A chave para menos emissões e cidades mais silenciosas – e menos poluídas – é a inovação que suporta a adopção em larga escala de carros eléctricos”, revelou o responsável pela divisão de Discrete Automation and Motion da ABB, Ulrich Spiesshofer, que disse ainda que a ABB estava a desenvolver uma linha completa de sistemas e cargas para residências, escritórios ou longas viagens.

One Response to ABB cria carregador rápido compatível com CHAdeMO

  1. Domingos Tavares says:
    O essencial já foi dito!
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *