5 estrelas Euroncap NCAP para o Renault Zoe

Publicado em 6 de Março de 2013 |

O Renault ZOE obteve a nota de 5 «estrelas» nos testes de segurança passiva realizados pelo organismo independente EuroNCAP. Este resultado, obtido já com as mais exigentes normas em vigor desde Janeiro de 2013, confirma, mais uma vez, o know-how da Renault em matéria de segurança.

Com uma nota global de 82%, o Renault ZOE posiciona-se entre os líderes do segmento e obtém mesmo a melhor nota de sempre da categoria no critério “Protecção de peões”.

O Renault ZOE é o «embaixador» do novo label Fix4sure e oferece um comportamento dinâmico extremamente seguro.

Para aumentar a segurança nas zonas urbanas, o ZOE possui o Z.E. Voice, um sistema de som exterior que alerta os peões para a chegada do automóvel. Como a frequência do som varia com a velocidade, através do Z.E. Voice os peões podem estimar a velocidade à qual o automóvel circula.

Também no capítulo da segurança o Renault ZOE é perfeitamente comparável a um automóvel térmico.

A melhor protecção para todos os ocupantes

O Renault ZOE tem o mesmo nível de segurança passiva do Novo Clio, com o qual partilha a plataforma. Para garantir a melhor protecção dos ocupantes, a arquitectura electrónica do Renault ZOE foi trabalhada para que todos os equipamentos de segurança tenham uma acção ainda mais rápida.

Protecção de ocupantes adultos

No caso de um choque frontal, os ocupantes dos dois lugares dianteiros do Renault ZOE estão protegidos por dois airbags de alto rendimento, por airbags no bancos e por cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço calibrados a 400 daN.

Os lugares traseiros dispõem de cintos de segurança de 3 pontos equipados com limitadores de esforço nos 2 lugares laterais.

Uma inovação da Renault é a tecnologia ‘Fix4sure’, que foi concebida para evitar o fenómeno de afundamento (deslizar do passageiro por debaixo do cinto num choque frontal). A ‘bossa’ incluída no assento dos bancos, em ligação com a posição rebaixada dos cintos e com os airbags nos assentos dos lugares dianteiros, protege da forma mais eficaz os passageiros do ZOE contra o afundamento.

Testes-EURONCAP_ZOE

O choque lateral é uma importante causa de mortalidade, devido à menor protecção oferecida pelas zonas laterais do automóvel. No Renault ZOE o choque lateral foi objecto de uma preocupação específica e o resultado obtido é espectacular: nota máxima de 8 pontos em 8 possíveis! Os 2 sensores do Renault ZOE, implantados na porta dianteira e no pilar central, permitem ao sistema reagir 2 vezes mais depressa. Um algoritmo específico adapta a velocidade de desencadeamento do airbag cabeça-tórax da nova geração em função da violência do choque.

Estes resultados, associados aos obtidos no choque contra um poste e no choque traseiro, permitem ao Renault ZOE obter 32 pontos em 36 possíveis no critério Protecção de Adultos – um dos melhores resultados de sempre no segmento!

Protecção de crianças

Devido à concepção da estrutura, e às fixações Isofix de 3 pontos disponíveis no lugar do passageiro dianteiro e nos lugares laterais traseiros, o Renault ZOE obteve 39 pontos em 49 possíveis, tornando-se assim num dos melhores modelos do segmento B neste critério.

Renault ZOE no Topo do segmento na protecção de peões

A dianteira do ZOE foi desenvolvida para minimizar os eventuais ferimentos provocados por um atropelamento. O pára-choques foi desenhado sem zonas salientes, e a zona inferior do pára-brisas, normalmente muito rígida, foi concebida para se deformar. O capô foi elevado para possuir uma zona de deformação entre a estrutura e o motor. Com 24 pontos em 36, o Renault ZOE é o modelo com o melhor resultado de todo o segmento no critério de protecção de peões!

A segurança nos genes… e nos equipamentos

O Renault ZOE possui, de série, o regulador/limitador de velocidade com indicador sonoro, testemunhos visuais e sonoros de colocação dos cintos de segurança em todos os lugares, e o sistema de correcção electrónica de trajectória ESC. Neste critério, agora bastante mais severo, o Renault ZOE obtém 8 pontos.

Uma abordagem pragmática e sem compromissos

A Renault dá absoluta prioridade às tecnologias mais eficazes para prevenir todos os riscos de acidente, corrigir as situações inesperadas, e proteger os passageiros em caso de acidente. A abordagem da Renault é global e não se resume apenas a um equipamento ou a uma tecnologia. Por isso, a Renault impôs-se, ao longo dos anos, como a referência no que diz respeito à Segurança Automóvel.

Em relação à segurança activa, a qualidade do chassis associado a um modelo numérico, auto-adaptativo da dinâmica, permite determinar, de forma rigorosa, as situações de urgência. As funções ABS e ESC são de série e o conjunto calculador/bloco hidráulico integra a ajuda à travagem de emergência (EBA).

O Renault ZOE dispõe de equipamentos modernos de ajuda à condução: o sistema de navegação com comando vocal, a automatização de algumas funções como o acendimento dos faróis, o funcionamento dos limpa pára-brisas, a ajuda ao estacionamento traseiro e, em algumas versões, a câmara de marcha-atrás. Todas as versões do ZOE dispõem do telefone mãos-livres Bluetooth®.

O Z.E. Voice funciona entre os 1 e os 30 km / h. O condutor poderá escolher 3 sons diferentes: «Pure», «Glam» e «Sport» e interromper o seu funcionamento através de um interruptor. Sempre que o automóvel é ligado, o sistema Z.E. Voice entra automaticamente em funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *