2ªs Jornadas da Mobilidade Elétrica

Publicado em 6 de Janeiro de 2013 |

No próximo dia 16 de Janeiro, Quarta Feira, irão ter lugar as 2ªs Jornadas da Mobilidade Elétrica, promovidas pela Ordem dos Engenheiros e a decorrer no ISEP (Porto).

O mundo está perante novos paradigmas de mobilidade, em que uma das vertentes parece vir a assentar em veículos eléctricos. Porém, antes destes veículos serem vistos em maioria nas nossas estradas, muitas dificuldades terão de ser superadas. Autonomia, custo, segurança e carregamento (incluindo a resposta da rede) são alguns pontos que terão de ser optimizados e resolvidos antes de tal acontecer.

Mas já há mercado para este tipo de mobilidade, pois estes veículos são isentos de poluição local, são extremamente silenciosos (por vezes, demais) e agradáveis de conduzir, sendo ideais (ou mesmo obrigatórios) para centros de cidades ou outros locais onde a minimização da poluição (atmosférica e de som) é crucial. São também muito baratos de operar, embora o elevado custo inicial possa ser penalizante no momento da decisão de aquisição. Este poderá ser um ponto onde novas soluções de compra, aluguer, ou inovadores processos de utilização (p.ex. car-sharing) terão de ser introduzidos e avaliados.

É nesta conjuntura que a Ordem dos Engenheiros iniciou um ciclo de Jornadas ligadas à mobilidade eléctrica, neste caso relativa aos veículos rodoviários. Estamos a presenciar o início de uma excitante nova era, com o aparecimento dos primeiros carros eléctricos realmente funcionais e da primeira rede de carregamento nacional. As 2as jornadas de mobilidade eléctrica vão tentar responder a várias questões relativas a estas novas tecnologias e identificar as oportunidades que se colocam à indústria Portuguesa.

oern

Esta 2ª edição das Jornadas terá como palco o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a cidade do Porto. O ISEP é uma instituição de ensino superior com 160 anos de existência e que na sua oferta formativa tem uma Licenciatura em Eng.ª Mecânica Automóvel, caso único na região norte do País. Ciente do seu papel no compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, o ISEP acolhe a 2ª edição das Jornadas.

O Porto é a segunda maior cidades do País e apresenta características únicas na exploração do veículo eléctrico, dada a existência de um número elevado de pessoas que habitando fora do centro ou em concelhos limítrofes, se deslocam pendularmente para o centro da cidade.

Nestas jornadas teremos a oportunidade de experimentar veículos eléctricos numa zona central da cidade junto à reitoria do Porto.

Programa Geral

09h00: 2 Jornadas da Mobilidade Eléctrica

13h15: Almoço ISEP (Restaurante Edif. F)

15h00: Mostra de Viaturas Eléctricas e Sessão de Encerramento

Junto ao Centro Português de Fotografia – Cadeia da Relação do Porto. Mais detalhes e inscrições aqui: OERN.PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *